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allah

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)

 



Aperfeçoando o Caráter

Aperfeçoando o Caráter

allah

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Todos os louvores são para Ele, o Senhor dos Mundos e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com Muhammad, seus companheiros e fiéis seguidores. Assalamo alaikum wa rahmatullahi wa barakatuh.

O Profeta, sala Allahu alaihi wa sallam, costumava fazer várias súplicas relacionadas ao bom caráter.

“Ó Allah, guia-me ao bom caráter, ninguém pode nos guiar nesta senda, exceto Tu...” (Muslim)

“Ó Allah, eu busco refúgio em Ti do mau caráter, maus atos e desejos” (Tirmidhi)

“Ó Allah, Tu me criaste, de forma perfeita, então, aperfeiçoe meu caráter” (Ahmad)

“Ó Allah, eu busco refúgio em Ti da deficiência e preguiça; da covardia e avareza; da decrepitude e dureza; da negligência e empobrecimento; da mesquinhez e humilhação. E eu busco refúgio em Ti da pobreza e da descrença; da prática dos pecados, desunião e hipocrisia; da vaidade e riyaa’ (notabilidade, vontade de aparecer)...” (Ahmad, Bazaar, Haithami e Ibn ‘Abd al-Barr)

Neste trecho do livro de Ibn Qayim, rahimahullah, são explicadas as três condições necessárias para adquirir akhlaq (boas maneiras): ouvindo a própria natureza, controlando o nafs (ego) e buscando conhecimento.

No Qur’an, Allah, subhanahu wa ta’ala, menciona a excelência do caráter do nosso amado Profeta Muhammad, saws:

“Certamente, Tu (Muhammad) és de nobilíssimo caráter” (Qalam: 4)

Aisha, radi allahu anha, descreveu o Profeta, saws, como “seu caráter era o Qur’an” (Muslim, Abu Dawud e Ahmad)

Tal excelente caráter não pode ser adquirido senão por três condições:

1) A natureza, as bases devem ser boas. Se uma pessoa possui uma natureza ríspida, áspera e seca será difícil que ela adquira esta excelência de caráter através da vontade, prática ou conhecimento. Por outro lado, uma pessoa leve e suave estará pronta e disposta a receber o que é necessário para cultivar o bom caráter.

2) A alma deve ser forte e capaz de abafar a preguiça, transgressão ou desejos natos. Estas questões estão em contradição com o aperfeiçoamento do caráter e as almas que não conseguem controlá-las também não conseguirão atingir um grau de perfeição.

3) Deve-se possuir um conhecimento verdadeiro dos assuntos. Deve-se aprofundar neles, permitindo colocá-los em suas legítimas posições e fazendo a distinção entre o que é saudável e o que está doente.

Se estes três requisitos estão presentes em um homem, e com a permissão de Allah, swt, então ele estará entre aqueles a quem Allah, swt decretou o melhor e a quem Allah, swt, tem guiado e protegido.

Aperfeiçoando o Caráter (adaptado de um trecho do livro A Magnífica Jornada de Ibn Qayim al-Jawziyyah, rahimahullah)

Por Ma'had Al Islami