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allah

 http://www.inbrislam.com.br/


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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)

 



Educação Islâmica 5ª Parte

Educação Islâmica 5ª Parte

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LIVRO - 5

Publicado pela:

Sociedade Caritativa IQRAA

Jeddah, Arábia Saudita

 

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso

 

NOTA DO EDITOR

Todos os louvores a Allah, Senhor dos mundos. Que a paz e as benções de Allah estejam com o nosso Profeta Muhammad, com os seus familiares, companheiros e todos aqueles que seguem os seus passos até ao juízo final.

É para nós um grande prazer publicar a segunda edição desta colecção de oito livros da «Educação Islâmica», elaborada no inicio por um grupo de professores quenianos muçulmanos e publicada pela primeira vez pela Sociedade Caritativa IQRAA em 1993. Esta edição foi completamente revista e sistematicamente arrumada, incluindo novos temas e mantendo a idéia original. Especialistas de áreas diferentes, tais como Xaria islâmica, língua inglesa e educação, passaram esta edição em revista, sendo as suas sugestões e conselhos tomados em consideração.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para exprimir os nossos agradecimentos e a nossa gratidão ao Sr. Bashir Muhammad Al-Má Sumi, um antigo professor de estudos islâmicos, a Escola Internacional Manarat em Jeddah pela elaboração destes livros.

Gostaríamos também de agradecer ao Dr. Talat Sultan, professor da Faculdade de Pesquisas Islâmicas e da Sobrevivência de Património Islâmico na Universidade Umm Al-Qurá em Makka Al-Mukarrama, por suas sugestões e conselhos louváveis.

Também agradecemos ao Sr. Abu Mussa, professor do Centro da Língua Inglesa da Universidade Umm Al-Qurá, que contribuiu no melhoramento do nível de inglês nestes livros.

Esperamos que esta edição seja mais útil, mais pragmático… e que contribua para um melhor entendimento do Islame entre os jovens muçulmanos do mundo inteiro, In Shaa Allah.

 

Sociedade Caritativa IQRAA

C.P. 430

Jeddah 21411

Arábia Saudita

 

PREFACIO

«Educação Islâmica» é uma colecção de oito livros preparados especialmente para ensinar os estudantes muçulmanos em diferentes níveis de educação de base.

O objectivo de escrever estes livros é munir os estudantes muçulmanos de conhecimentos básicos do Islame. Foram elaborados com o intuito de ajudar os estudantes a conhecer as idéias básicas, os deveres fundamentais, os acontecimentos históricos do Islame e a cultura islâmica.

Dado que os livros são destinados a estudantes de níveis primários, uma atenção especial é tida para manter a linguagem simples e lúcida. Espera-se que os livros sejam bem utilizados por aqueles que estão interessados e envolvidos na educação islâmica.

Em cada lição é fornecida uma citação quer do Alcorane Sagrado quer de Hadice de Profeta Muhammad (s.a.w.), essencialmente para o uso dos professores. Espera-se que os professores expliquem as citações aos estudantes, pedindo-lhes que as memorizem se acharem necessário.

Nenhum esforço humano é perfeito. Assim, nós solicitamos aos nossos irmãos muçulmanos, os leitores cultos e os professores experientes para assinalarem eventuais erros, deficiências e imperfeições, de modo a nos permitir melhorar as nossas próximas edições.

Pedimos a Allah, o Todo-Poderoso, para aceitar o nosso trabalho e de o fazer útil para os nossos irmãos muçulmanos. Ámin

 

Índice

 

Pagina

Unidade (1) Fé islâmica (Al-Aqida)

Lição 1 Interrogatorio no tumulo

2 Al-Hissab (prestaçao de contas)

3 Atravessia do Sirat (ponte)

4 Al-Janna (paraiso)

5 Jahannam (inferno)

Unidade (2) Adoração (Ibadat)

Lição 1 Hajj (peregrinaçao)

2 Excelencia do Hajj e Umra

3 Significado do Hajj

4 Ritos do Hajj e Umra

5 Discurso de adeus

Unidade (3) O Alcorane Sagrado (Al-Quran Al-Karim)

Lição 1 Surata Al-Alaq (I): Leitura e mem.

2 Lições retiradas da Surata Al-Alaq (I)

3 Surata Al-Alaq (II): Leitura e mem.

4 Lições retiradas da Surata Al-Alaq (II)

5 Surata At-Tin: Leitura e mem.

6 Lições retiradas da Surata At-Tin

7 Surata Al-Inshira: Leitura e mem.

8 Lições retiradas da Surata Al-Inshira

9 Surata Adh-Dhuha: Leitura e mem.

10 Lições retiradas da Surata Adh-Dhuha

Unidade (4) Sunna (tradição) do Rassulullah

Lição 1 Pilares do Islame e do Imane

2 Direitos e deveres de um muçulmano

3 Amor ao proximo

Unidade (5) Biografia do Profeta Muhammad (s.a.w.)

(As-Sira An-Nabawia)

Lição 1 Fracasso em Taif

2 Al-Miraj (ascençao)

3 O tratado de Aqaba

4 Migraçao I

5 Migraçao II

Unidade (6) Histórias dos profetas (Qassas Al-Ambia)

Lição 1 Historia de Iussuf – I

2 Historia de Iussuf – II

3 Historia de Iussuf – III

Unidade (7) Disciplina e moralidade (Adab e Akhlaq)

Lição 1 Etica de conversaçao

2 Um bom muçulmano

Unidade (8) Comportamento social (Mu’amalat)

Lição 1 Um bom amigo

2 Com os familiares

3 Direitos dos visinhos

Unidade (9) Património histórico e cultural

Lição 1 Historia da Kaaba e o Hajj

2 Al-Hajar Al-Aswad (a pedra negra)

3 Aicha As-Siddiqa

4 Hafsa Bint Umar Ibn Al-Khattab

5 Zainab Bint Jahash

UNIDADE 1 FE ISLAMICA (Al-Aquida)

LIÇAO 1 O interrogatorio no tumulo

 

Uthman Bin Affan ( ) narrou que de costume quando o profeta ( ) acabava de enterrar um morto ele ficava de pé ao lado do tumulo e dizia: “Peçam perdão para o vosso irmão e oram para que ele tenha firmeza dado que nesse momento está a ser interrogado.” (Hadice relatado por Abu Daud)

O interrogatorio na sepultura é a primeira prova e julgamento do Akhira quer dizer, o dia do juízo final.

Depois de um morto ter sido enterrado, dois anjos – chamados Munkar e Nakir – aproximarão a ele. O morto ressuscitará e os anjos perguntar-lhe-ão: «Quem é o teu Senhor? Qual é a tua religião? Quem é o teu profeta?»

O muçulmano que tem a verdadeira fé dará respostas correctas a estas perguntas. O crente dirá: «O meu Senhor é Allah, a minha religião é Islame e o meu profeta é Muhammad ( )». Assim a sepultura será alargada e a luz será posta nela e os anjos dirão: «Descanse (como um noivo) até que Allah te levante da sepultura no dia da ressurreição».

Enquanto que o infiel falhará em dar respostas correctas as mesmas perguntas e dirá: «Ah, Ah, eu não sei». Então a sepultura receberá a ordem de se fechar sobre ele e quebrará as suas costelas e impelirá o seu lado direito para o seu lado esquerdo e ele sofrerá um castigo continuo até que Allah o levante dai.

O castigo dos infiéis na sepultura é tão verdadeiro como o glorioso Alcurane e o Hadice.

Os muçulmanos devem acreditar nele e experimentar tornar forte a sua fé de maneira a que possam passar a primeira prova do Akhira.

 

UNIDADE 1 FE ISLAMICA (Al-Aquida)

LIÇAO 2 AL-HISSAB (prestação de conta)

Allah diz no Alcurane sagrado:

.................................................................................................................

Em verdade, seu retorno será a Nós. E seu cômputo Nos concerne.

(88: 25-26)

 No dia da ressurreição (quando toda gente regressar a vida) toda a criação se levantará para um prestar de contas sobre suas acções e receber as recompensas ou castigos respectivos. Este julgamanto não será reservado só para os seres humanos mas também para os Jinn ( génios ). Os animais que não sabem distinguir o bem do mal serão também julgados neste grande dia.

No que diz respeito aos animais, o gado ofendido vingar - se - á do mesmo modo até que uma inteira satisfação seja dada ao ferido . No que diz respeito à humanidade ela será julgada .

Aqueles que recebem os seus resultados pela mão direita serão felizes ; enquanto que aqueles que os recebem pela mão esquerda ou pelas costas estes serão os perdedores.

Toda a humanidade será chamada para prestar contas (Hissab) salvo certa gente isentada. Haverá setenta mil seguidores do profeta Muhammad ( ), que serão admitidos no Al-Janna sem ter sido chamados para prestar contas.

A primeira Umma (nação) a ser chamada para prestar suas contas será o Ummat Muhammad ( ) quer dizer a nação do profeta Muhammad ( ). A balança (Mizan) será montada naquele dia para pesar os actos do homem.

É uma verdadeira balança com duas verdadeiras panelas destinadas para o cumprimento da justiça de Allah. Aqueles ( ou aquelas ) cujos bons actos pesam mais do que os seus maus actos seráo felizes e irão para o Al-Janna. Quanto àqueles ( ou aquelas ) cujos maus actos prevalecem sobre os bons actos perderáo e seráo lançados para o Jahannam ( inferno ).

Quanto àqueles cujos bons actos e maus actos são iguais, estes serão os moradores do Al-Aaraf. Eles serão por fim admitidos no Al-Janna quando Allah lhes terá perdoado .

Os infiéis e os hipócritas não terão bons actos a serem pesados.

Os seus bons actos serão como a cinza contra o vento num dia tempestuoso.

 

UNIDADE 1 FE ISLAMICA (Al-Aquida)

LIÇAO 3 A travessia de Sirat (ponte)

Quando o Hissab for concluído, a assembléia será dissolvida. Aqueles que estão para ser admitidos no Al-Janna tomarão o caminho do lado direito e aqueles que são destinados ao Jahannam tomarão o caminho do lado esquerdo.

Mas primeiramente ambos devem passar pelo Sirat (ponte). Esta está colocada sobre o Jahannam . É descrita por ser mais fina que um cabelo e mais afiado que o gume duma espada. Atravessar esta ponte é muito difícil. Os que tinham uma forte Imane (fé) e praticavam bons actos atravessarão facilmente a ponte.

A travessia do Sirat com segurança depende dos bons actos da pessoa. Alguns atravessarão o Sirat mais rapido do que um fechar e abrir dum olho, alguns como o relâmpago, alguns como a tempestade, alguns como o voar dos pássaros, outros como os cavalos mais rápidos , alguns com paços rápidos, outros como o andar normal e outros a gatinhar enquanto que outros arrastam os seus pés. Os restantes cairáo no Jahannam. (Hadice relatado por Muslime)

Os muçulmanos que aderem ao livro de Allah e à Sunna do Seu mensageiro Muhammad ( ) serão os mais rápidos em atravessar o Sirat no seu caminho para o Al-Janna.

Pedimos ao Allah que nos inclua entre tais crentes e nos guie para a via certa. Amin!

 

UNIDADE 1 FE ISLAMICA (Al-Aquida)

LIÇAO 4 Al-Janna (paraíso)

Allah diz no Alcurane sagrado:

……………………………………............................................................

Em troca, os tementes serão conduzidos, em grupos, até o Paraíso e, lá chegando, abrir-se-ão suas portas e seus guardiães lhes dirão: que a paz esteja convosco! Quão excelente é o que fizestes! Adentrai-o, pois! Aqui permanecereis eternemente.

(39: 73)

 O Al-Janna é a residência que Allah preparou para os crentes.

Os crentes permanecerão ali eternamente (permanentemente).

É uma residência tão extraordinária que inclui todos os tipos de bênção e felicidade.

É um lugar que a inteligência humana nunca pode imaginar.

Há diferentes níveis no Al-Janna de acordo com o lugar, a fé e a piedade dos crentes.

Nele, Allah dará aos puros crentes as mais bonitas raparigas virgens ( Hurun Ein ) com vestuários mais decorados para serem suas esposas.

Haverá rios a correr por baixo das residências;

Rios de puro mel, rios de leite e rios do vinho do paraíso.

Todos os tipos de frutas serao disponiveis no Al-Janna a qualquer tempo.

Os habitantes do Al-Janna comerão carne de pássaros ou outra carne de acordo com os seus desejos.

As residencias do Al-Janna sao feitas de ouro e prata.

Os seixos são pérolas e coral e esmeraldas. O solo de Al-Janna é mole almiscorado. Ha todas as coisas agradáveis no Al-Janna. Os crentes gozarão delas de acordo com os seus desejos. Os prazeres do Al-Janna não parecem com os prazeres mundanos, que são de curto prazo.

As diversões do paraíso são puras, eternas e sem mal presente nas coisas deste mundo.

A descrição do paraíso e o prazer nele foram frequentemente dados no Al-Qurane e Hadice.

Os muçulmanos devem acreditar nele e tentar no seu máximo para o alcançar .

UNIDADE 1 FE ISLAMICA (Al-Aquida)

LIÇAO 5 Jahannam (Inferno)

Allah diz no Alcurane sagrado:

……………………………..........................................................................

Ó crentes, precavei-vos, juntamente com vossas famílias, do fogo,cujo alimento serão os homens e as pedras, o qual é guardado por anjos inflexíveis e severos, que jqmqis desobedecem as ordens que recebem de Allah, mas executam todo quanto lhes é imposto.

(66: 06)

 Jahannam (inferno) é a residência feita em fogo. Foi preparado para aqueles que negam Allah, que associam parceiros com Ele, e cometem pecados.

Os diferentes crimes merecem diferentes níveis de castigo.

Jahannam terá uma diversidade de castigos.

Allah descreve Jahannam em muitos versículos do Al-Qurane. É um fogo ardente e o seu combustível sao os homem e as pedras. A comida para os seus habitantes (moradores) são: Dharii (uma arvore com espinhos e mau cheiro), Ghisline (a matéria suja dos ferimentos) e Zaqqume (uma arvore amarga do inferno). A agua fervente é para beber, os vestuários dos seus companheiros de casa são feitos em fogo.

Jahannam tem sete portões enormes e em cada portão estarão escorpiões e serpentes .

O grito do Jahannam será ouvido no seu seio e explodirá por raiva (fúria) lançando para fora chamas tão grossas como troncos de arvores. Ondas do fogo se precipitarão sobre os punidos e os murros de fogo se estenderão em cada direcção.

Não haverá caminho para escapar e nem lugar para descansar.

Os malfeitores serão arrastados e lançados no abismo do Jahannam, uma lagoa de fogo e chama que é de setenta vezes mais quente do que as chamas mais quentes da terra.

Jahannam será o lugar permanente para os piores criminosos e as almas maliciosas . De entre eles alguns sairão eventualmente depois do seu castigo estiver cumprido.

O Rassulullah ( ) nos ensinou muitos Duás (orações) para pedirmos protecção contra um tão terrível lugar.

Devemos então fazer tudo o que Allah nos ordenou a fazer e abandonar todos os maus hábitos (comportamentos) e maus actos a fim de nos salvarmos do Jahannam.

UNIDADE 2 Adoração (Ibadat)

LIÇAO 1 O Hajj (peregrinação)

Allah diz no Alcurane sagrado:

.....................................................................................................................

(.....)A peregrinação à Casa é um dever para com Allah de todos os seres humanos que estão em condições de empreendê-la;entretanto, que se negar a isso, saiba que Allah pode prescindir de todas as creaturas.

(3: 97)

 O hajj é o quinto pilar do Islame.

É a viagem para a Kaaba, a casa sagrada de Allah em Makka com o fim de efectuar certas obrigações religiosas num período definido.

Allah prescreveu o cumprimento do Hajj e Umrah uma vez na vida por quem tiver meios físicos e financeiros .

A obrigatoriedade do Hajj está confirmada tanto no Alcurane sagrado como no Hadice.

O profeta ( ) disse: “ó povo! O Hajj vos é a todos imposto. Portanto efectuam o vosso Hajj”.

Um homem perguntou : “deveria ser cumprido em cada ano, ó Rassulullah?” Ele ficou silencioso até que o homem repetiu a pergunta três vezes e depois avisou: “Se eu tivesse dito sim então teria sido assim consequentemente e vocês não poderiam ……..!” (Hadice relatado por Muslime)

 Allah ordena aos muçulmanos capazes de empreender a viagem para cumprir esta obrigação e condena aqueles que se retiram desta obrigação. Umar Ibn Al-Khattab ( ) disse: “Tenho a intenção de enviar alguns homens para as diferentes cidades para descobrir todas as pessoas capazes de efectuar o Hajj e que não o fizeram para que o Jizya ( imposto sobre os não muçulmanos isentos do Jihad) possa ser imposto a eles dado que eles não são muçulmanos.” (Sunan Saied Ibn Mansur)

 Ali Ibn Abi Talib ( ) disse: “Se uma pessoa dispõe de meios para a viagem à casa de Allah mas não o fez, não há nada de estranhar nisto se ela morrer como judeu ou como cristão! (Hadice relatado por Tirmizi )

 

UNIDADE 2 Adoração (Ibadat)

LIÇAO 2 A excelência do Hajj e Umra

Allah diz no Alcurane sagrado:

…………………………………..............................................................

E cumpri a peregrinação e a Umra (aos lugares sagrados) por amor a Allah.

2: 196

 O Islame exorta os muçulmanos a efectuar o Hajj e o Umra.

O Hajj é uma adoracao de alta recompensa. Ele combina dois tipos de Ibada: físico e financeiro – Salah e Siyam são um Ibadat meramente físico e o Zakat é um Ibadat meramente financeiro.

O mensageiro de Allah ( ) disse: “De uma Umra a uma outra Umra é um período de expiação do que foi cometido entre as duas e o Al-Hajj Al-Mabrur (o Hajj aceite na graça de Allah) não tem recompensa a nao ser Al-Janna (paraíso).” (Hadice relatado por Bukhari, Muslime, Muatta)

 Um homem perguntou ao profeta ( ): “Quais são as molhores obras?” o profeta ( ) respondeu: “As melhores obras são a fé em Allah, o Jihad pela Sua causa e Al-Hajj Al-Mabrur.” (Hadice relatado por Bukhari e Muslime)

 O Hajj é um Ibadat que purifica o homem de todos os pecados.

O mensageiro de Allah ( ) disse: “Aquele que efectua o Hajj para agradar a Allah sem ter relações sexuais com sua mulher nem cometer maldades ou pecados ( durante o hajj ) ele regressará à casa tão puro como no dia em que a sua mãe lhe deu a luz.” (Hadice relatado por Bukhari e Muslime)

UNIDADE 2 Adoração (Ibadat)

LIÇAO 3 O significqdo do Hajj

Allah diz no Alcurane sagrado:

......................................................................................................................

E proclama a peregrinação às pessoas; elas virão a ti a pé, e cavalgando toda espécia de camelos de todo longínquo lugar.

(22: 27)

 O Hajj é prescrito por Allah para concretizar muitos fins.

Assim, há muitas vantagens que os muçulmanos podem ganhar do Hajj.

É a maior concentração onde os muçulmanos se encontram para se conhecerem uns aos outros, analisar os seus assuntos comuns e promover o seu bem-estar geral.

É a maior conferencia da paz conhecida na historia da humanidade.

No Hajj, a paz é o tema dominate: a paz com Allah, e com nossa própria alma, a paz com o proximo e até com os animais, os pássaros, e mesmo com os insectos. Perturbar a paz de alguem ou de outras criaturas é extremamente proibido.

É a prova da universalidade do Islame, a fraternidade e a igualdade dos muçulmanos. Os muçulmanos de diferentes partes do mundo reúnem-se em Makka em resposta ao apelo de Allah. Vestem do mesmo modo, observam os mesmos ritos, pronunciam o mesmo Dua no mesmo tempo e no mesmo modo para o mesmo fim. Não há soberania, mas sim lealdade para com Allah. Não há aristocracia, mas sim humildade e dedicação.

É o compromisso dos muçulmanos com Allah e a sua disponibilidade em abandonar o interesse material e o prazer físico por seu amor.

É um meio de conhecer pessoalmente o fundo espiritual e histórico do profeta Muhammad ( ). No Hajj os muçulmanos deduzem a sua calorosa inspiração para fortalecer a sua fé.

É a comemoração dos rituais divinas cumpridas pelo profeta Ibrahim ( ), o profeta Ismail ( ) e o profeta Muhammad ( ).

É a lembrança da grande reunião a ter lugar no dia do juízo final quando toda a gente se levantará na igualdade perante Allah, aguardando seu destino final. É também uma lembrança que Makka é o unico centro do monoteísmo.

 UNIDADE 2 Adoraçao (Ibadat)

LIÇAO 4 Actos do Hajj e do Umra

 Jabir relatou e disse: uma vez eu vi o profeta lançar pedras enquanto estava montado sobre o seu camelo no dia do Nahr (sacrificio) e estava a dizer: “Aprendem vossos ritos (observando a maneira como eu os pratico) porque não sei se mais outra vez virei ao Hajj.” (Hadice relatado por Muslime)

Os ritos do Hajj no total são onze:

 

  1. Entrar no estado de Ihram ao chegar no Miqat (o lugar determinado).

  2. Tawwaf (dar voltas) a cerca da Kaaba.

  3. Saie (correr entre Safa e Marwa).

  4. Wuquf no Arafat (permanecer no monte de Arafat).

  5. Wuquf no Muzdalifa (permanecer na localidade de Muzdalifa).

  6. Mabit em Mina (passar a noite em Mina).

  7. Ramy Al-Jamarat (apedrejar os pilares).

  8. Zabh Al-Hadi (sacrificar o Hadi).

  9. Halq ou Taksir (pelar a cabeça ou encurtar o cabelo).

  10. Tawwaf Al-Ifada (Tawwaf para o Hajj).

  11. Tawwaf Al-Wada (Tawwaf de despedida).

 1) Ihram: o primeiro Rukn básico do Hajj ou Umra é Ihram.

 Ihram é uma intenção de efectuar o Hajj e Umra e ao entrar num estado especifico para recitar em voz alta o Talbya.

 O Talbya é:

......................................................................................................................

......................................................................................................................

Labbaika Allahumma Labaik, Labbaika la Sharika laka Labbaika,

Inna-l-Hamda Wan-Niimata laka Wal-Mulk, La Sharika lak.

 A roupa do Ihram para homem consiste em dois pedaços com preferência um pano branco inconsutivel, um para cobrir o corpo da cinta até o tornozelo e um outro para cobrir a metade superior pendurado acima dos ombros.

 Para as mulheres, a roupa habitual basta para o Ihram.

Ihram deve ser vestido antes de passar em certos pontos, chamados Miqat.

 Aqueles que vêm para cumprir o Hajj e o Umra sem Ihram não são autorizados a passar esses pontos.

Estes pontos são:

  1. Zhul Hulaifa: para a gente que vem do lado de Madina;

  2. Juhfa: para a gente que vem do lado de Sham (Siria);

  3. Qarnul Manazel: para a gente que vem de Najjd;

  4. Yalamlam: para a gente que vem do lado de Yemen.

 2) Tawwaf (ou Tawwaf Al-Qudum): o segundo Rukn básico do Hajj e Umra é Tawwaf. (é Wajeb quando o peregrino chega a Makka). Significa dar voltas andando a cerca da casa sagrada de Allah sete vezes.

As voltas começam e acabam no canto de Hajar Al-Aswad (a pedra negra) isto é contado como uma volta. A Kaaba deve ficar à esquerda durante o andar.

 3) Saie: Saie é um Rukn de Hajj e Umra. É um acto de andar rapidamente sete vezes entre duas colinas – as rochas de Safa e Marwa. Ao começar de Safa e acabar em Marwa é contado como uma vez e ao regressar a Safa a partir de Marwa é contado como outra vez. É a imitação do que tinha feito Hajar, a mãe do Ismail ( ) e a mulher do Ibrahim ( ).

 4) Wuquf no Arafat: é o mais importante Rukn de Hajj e sem este o Hajj é invalido. Os peregrinos devem estar presentes em Arafat da tarde até ao cair do sol (pode ser até depois do cair do sol em caso de necessidade) no dia nove (9) do Zhul Hijja. O profeta ( ) disse: «O Hajj na verdade é o Arafat» (Hadice relatado por Ahmad e Tirmizi).

 5) Wuquf em Muzdalifa: ao deixar o Arafat apos o cair do sol, os Hajjes (peregrinos) devem proceder em direcção a Muzdalifa. Eles passam a noite inteira ali e sairão de Muzdalifa somente antes do nascer do sol. As crianças, as mulhres e os velhos são autorizados a sair de Muzdalifa apos meia-noite.

 6) Rami: é o lançamento de pedras ao Jamarat. No primeiro dia de Eid, o Rami começa a partir do nascer do sol até o cair do sol e nos outros dias de Tashriq o tempo de Rami começa apos meio-dia. É melhor para as mulheres e as pessoas fracas efectuarem o Rami de noite.

 7) Zhabh Al-Hady: é sacrificar o Hady para aqueles que estão a efectuar o Hajj de At-Tamattu e Hajj de Al-Qiran (no primeiro dia de Tashrik ou no dia de Eid). Aqueles que estão a efectuar o Hajj Al-Ifrad estão dispensados do Hady. O sacrifício ou seja Qurbani/ Dhahiya pode ser feito neste dia e durante os três dias seguintes.

8) Halq ou Taksir: é pelar a cabeça inteira ou encurtar todos os cabelos. Pelar a cabeça tem mais recompensa que encurtar o cabelo.

9) Mabit em Mina: apos ter concluido os três ritos, (i) o Rami, (ii) Zhabh, (iii) Halq ou Taksir no primeiro dia do Eid. Os Hajjes (peregrinos) devem tirar a roupa de Ihram e vestir a sua roupa habitual e ir a Makka para o Tawwaf Al-Ifada e regressar a Mina para o Mabit (passar a noite) até as 12 ou 13 do mês de Zhul Hijja.

10) Tawwaf Al-Ifadha: é um Rukn do Hajj que é obrigatório. Sem efectuar este Tawwaf o Hajj é invalido.

11) Para além destes ritos o Tawwaf Al-Wada é o acto final do Hajj. Antes de sair de Makka, os Hajjes (peregrinos) devem efectuar este Tawwaf de despedida. O profeta ( ) nos ordenou para efectuar o Tawaf de despedida como o ultimo acto de Hajj antes de deixar Makka. As mulheres com menstruações são isentas deste rito e doutros tipos de Tawwaf.

 

UNIDADE 2 Adoraçao (Ibadat)

LIÇAO 5 Mensagem de adeus

Durante o Hijjatul Wada (a peregrinação da despedida), o profeta Muhammad ( ) pronunciou o seu discurso de despedida em Arafat perante cerca de cento e vinte mil dos seus seguidores. Este discurso de mensagem é um dos mais memoráveis da historia do Islame e da humanidade.

O profeta ( ) pronunciou a sua mensagem sentado no seu camelo e os seus seguidores escutavam atentamente cada palavra deste.

Depois de louvar e agradecer a Allah, o profeta ( ) disse: «Ó povo! Escuta atentamente as minhas palavras, porque não sei se mais uma vez vos encontrarei numa tal ocasião.

Ó povo! Precisamente como observa este mês, este dia, esta cidade como sendo sagrados, portanto observa a vida e a propriedade de cada muçulmano como sendo uma confiança sagrada. Recorda que na verdade comparecerá perante Allah, e será interrogado sobre todas as suas obras e acções.

Devolvem as coisas que guardam como confiança (Amana) aos seus proprietarios de direito. Todos os ganhos de Riba (juro) mantém-se cancelados e somente o capital será devolvido; Allah proibiu o Riba e eu cancelei o direito de Riba pagáveis ao meu tio Abbas Bin Abdul Muttalib.

Ó povo! As vossas mulhres têm certos direitos sobre vós e vocês têm certos direitos sobre elas. Tratem-nas bem e sejam bondosos com elas, porque elas são as vossas parceiras e assistentes comprometidas.

Cautela com o Satanás, ele está desesperado de vos desencaminhar da adoração de Allah, portanto estejam consciente dele em assuntos da vossa religião.

Ó povo! Escuta atentamente! Todos os crentes são irmãos. Vocês não são autorizados a tomar coisas que pertencem a outros muçulmanos sem que eles vos dar-lhes à vontade.

Ó povo! Ninguém é superior do companheiro a não ser que seja melhor em obediência a Allah. Nenhum árabe é superior a um não árabe salvo na piedade.

Ó povo! Reflecte sobre as minhas palavras. Eu fiquei atrás de mim duas coisas, o Alcurane e a minha Sunna e se as seguirem nunca mais serão desencaminhados.

Escutam-me atentamente! Adoram Allah e oferecem o Salah, e cumprem o Siyam no mês do Ramadana e paguem o Zakat.

Ó povo! Sejam bondosos perante aqueles que trabalham sob vossa ordem. Alimentem-nos e vestem-nos como o fazem com vós mesmos.

Ó povo! Nenhum profeta ou mensageiro virá depois de mim e nenhuma fé aparecerá.

Todos os que me escutam devem transmitir as minhas palavras aos outros, e aqueles a outros também.

Não vos transmiti a mensagem de Allah, ó povo? Perguntou o profeta ao olhar para o ceu. A gente numa só voz respondeu, «Sim, você o fez.».

Então o profeta invocou Allah como o testemunho deste nestas palavras três vezes: «Ó Allah, seja um testemunho disto».

Assim que o profeta terminou a sua palavra, a seguinte revelação veio a ele: «--------------------------------------------------» (5: 3)

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 1 Surata Al-Alaq: leitura e memorização (1ª Parte)

 

Tradução:

Em nome de Allah, Clemente, Misericordioso.

  1. Lê em nome de teu Senhor que criou;

  2. Criou o homen de um coágulo.

  3. Lê que teu Senhor é Generosíssimo,

  4. Que ensinou através do cálamo,

  5. Ensinou ao homem o que este não sabia.

  6. Qual! Em verdade,o homem transgride,

  7. Quando se vê rico.

  8. Sabe (ó Apóstolo) que o retorno de tudo será a teu Senhor.

 

 UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 2 Lições retiradas da Surata Al-Alaq (1ª Parte)

 

Desta Surata nós aprendemos o seguinte:

 Esta é a primeira Surata do Alcurane.

Allah instrui ao Seu mensageiro a ler em nome do Todo poderoso.

A origem do homem é dos mais baixos elementos, Allah, o Todo poderoso pela Sua graça o exalta a classe de homem.

A caneta tem sido sempre o meio de aprender. E Allah lembra-nos o valor da caneta.

A fonte da sabedoria é Allah, o Todo poderoso.

O homem é sempre vaidoso e considera os favores de Allah como suas proprias aquisições.

O homem não é auto-suficiente quer individual como colectivamente e o seu destino final é o regresso a Allah.

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 3 Surata Al-Alaq: leitura e memorização (2ª Parte)

 

Tradução:

  1. Viste aquele que impede.

  2. O servo (de Allah) de orar?

  3. Viste se ele está na orientação?

  4. Ou recomenda a piedade?

  5. Viste se ele nega(a verdade) ea desdenha?

  6. Ignora, acaso,que Allah o observa?

  7. Qual! Em verdade,se não se contiver, agarrá-lo-emos pelo topete,

  8. Topete de mentiras e pecados.

  9. Que chamam então a seus conselheiros;

  10. Chamaremos os guardiões do inferno!

  11. Qual! Não o escutes; porém,prostra-te e aproxima-te(de Allah)!

 

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 4 Lições retiradas da Surata Al-Alaq (2ª Parte)

 

Desta Surata nós aprendemos o seguinte:

 Allah adverte duramente aqueles que negam a verdade e dela desviam os homens e impedem os crentes de observar as orações.

Allah preparou um castigo duro para este tipo de transgressores.

O Mumine (crente) não tem medo. Ele pode minimizar todo o mal feito contra ele.

O verdadeiro Mumine (crente) deve aprender a humildade; esta qualidade afasta o homem de se tornar insolento.

O muçulmano deve tentar tornar-se dedicado a Allah.

Isto pode ser feito pela frequente Sujud (prosternação) perante Allah, dado que Ele está sempre perto do homem, muito mais perto do que o sangue vivo na veia jugular do homem.

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 5 Surata At-Tin: leitura e memorização

 

Tradução:

Em nomo de Allah,Clemente,Misericordiosíssimo.

  1. Pelo figo e pela olive,

  2. Pelo monte Sinai,

  3. E por esta metrópole segura(Makka).

  4. Que criamos o homem na mais perfeita proporção.

  5. Então o reduziremos à mais baixa das escalas,

  6. Salvo os crentes que praticam o bem; estes terão uma recompensa infalível.

  7. Quem é,então,que depois disto te contradirá quanto ao Dia do Juízo?

  8. Acaso, não é Allah o mais prudente dos Juízes?

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 6 Lições retiradas da Surata At-Tin

 

Desta Surata nós aprendemos o seguinte:

 Allah jura por quatro coisas devido a sua alta posição e honra.

O figo e a azeitona simbolizam a mensagem original e pura do Issa ( ) (Jesus).

O monte Sinai refere aos Bani Israil onde a lei de Allah foi dada a Mussa ( ).

E a cidade segura quer dizer, Makka refere o Islame onde começou.

Allah dá as Suas benções ao homem a quem Ele deu a melhor e a mais pura forma e natureza. Aqueles que se revoltam contra Allah e fazem más acções serão condenados na mais baixa posição.

Allah prometeu uma felicidade permanente no Al-Janna (paraíso) para os que fazem boas acções.

Allah é Sábio e Justo, o homem por conseguinte não tem nada a recear ou a preocupar-se.

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 7 Surata Al-Inshira: leitura e memorização

 

Tradução:

Em nome de Allah, Clemente, Misericordioso.

  1. Acaso, não temos confortadoo teu peito,

  2. E aliviado o teu fardo,

  3. Que inclinava as tuas costas,

  4. E enaltecido a tua reputação?

  5. Em verdade, com a adversidade está a facilidade!

  6. Certamente, com a adversidade está a aventura!

  7. Assim, pois, quando estiverdes livre (de teus afazeres), continua a prédica.

  8. E esforça-te em aprazer a teu Senhor.

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 8 Lições retiradas da Surata Al-Inshira

 

Desta Surata nós aprendemos o seguinte:

 Allah, o Todo poderoso, lembra ao Seu mensageiro de muitas benções que Ele lhe concedeu.

Allah dá ao Seu profeta noticias felizes de facilidade e felicidade depois das dificuldades.

As dificuldades ou os distúrbios são encontrados pelos homens em diferentes etapas das suas vidas.

Allah sempre dá uma solução, um alivio, o caminho que leva à facilidade e felicidade.

Allah pede ao Seu profeta para estabelecer um forte laço com o seu Senhor (Allah) pela oração continua.

Allah é o objectivo da atenção e desejo de todos os homens justos.

Por tanto os Mumines (crentes) devem prestar a sua completa atenção a Ele.

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 9 Surata Adh-Dhuhá: leitura e memorização

 

Tradução:

Em nome de Allah, Clemente, Misericordioso

  1. Pelas horas da manhã,

  2. E pela noite quando se encontra serena,

  3. Que teu Senhor nãote abandonou nem te odiou.

  4. E sem dúvida que a outra vida serã melhor para ti do que a presente.

  5. Logo te agraciará teu Senhor, de modo que te satisfaça.

  6. Proventura, não te encontrou órfão e te amparou?

  7. Não te encontrou extraviado e te encaminhou?

  8. Não te achou necessitado e te enriqueceu?

  9. Potanto, ao órfão não maltrates,

  10. Nem tampouco repulses o mendigo.

  11. Mas divulga a mercê de teu Senhorem teu discurso.

 

UNIDADE 3 O Sagrado Alcurane (Al-Quran Al-Karim)

LIÇAO 10 Lições retiradas da Surata Adh-Dhuhá

 

Desta Surata nós aprendemos o seguinte:

 Os altos e baixos na vida do homem são referidos nesta Surata.

Existe uma segurança particular para o profeta Muhammad ( ) e uma segurança geral para a humanidade.

Uma mensagem de esperança e de consolação de Allah é dada à alma do homem.

Allah pede ao homem para seguir o caminho da bondade e manifestar as bondades concedidas por Allah.

Allah dá ao homem as noticias de Akhira que aparece pela manhã apos uma noite de escuridão.

Allah lembra ao profeta Muhammad ( ) a cerca da sua orfandade precoce do seu erro e pobreza.

Allah ensinou ao profeta e a todos os muçulmanos a cuidarem dos orfãos e a serem caritativos com os mendigos e a falar com eles com carinho.

Allah ordenou ao Seu mensageiro a proclamar os Seus favores e generosidades, partilhá-los com os outros e divulgar aquelas generosidades com palavras.

É um dever dos muçulmanos serem bondosos e cooperativos para com os que são desgraçados em qualquer aspecto.

UNIDADE 4 A Sunna (tradição) de Rassulullah

LIÇAO 1 Os pilares do Islame e Imane

Umar Ibn Al-Khattab ( ) narrou dizendo: um dia enquanto estavamos sentados juntamente com o mensageiro de Allah ( ) de repente, apareceu perante nós um homem cujas roupas eram extremamente brancas e os cabelos extremamente pretos. Nenhum sinal indicava que ele estava de viagem e ninguem de entre nós o conhecia. Ele avançou e sentou-se no chão ao lado do profeta ( ) apoiando os seus joelhos contra os do profeta e colocando as palmas das suas mãos na coxa do profeta ( ) e disse: Ó Muhammad! Informa-me acerca do Islame. O mensageiro de Allah ( ) disse: «O Islame significa testemunhar que não existe um deus excepto Allah e que Muhammad é mensageiro de Allah; cumprir o Salat; pagar o Zakat; observar o Siyam durante o mês do Ramadana e efectuar o Hajj à casa de Allah se é capaz de empreender a viagem». Ele disse: «é verdade». Nós (Umar e os outros) fomos surpreendidos com o método da sua pergunta e da confirmação da verdade das respostas também. Assim sendo ele disse: «Então informa-me acerca de Imane.» O profeta ( ) disse: «Significa crer em Allah, nos Seus anjos, nos Seus livros, nos Seus mensageiros, no ultimo dia e crer na predestinação do bem ou do mal». Ele disse: «é verdade» e acrescentou: «Informa-me acerca de Ihsan». O profeta ( ) disse: «é adorar a Allah como se O visses, porque se não O vês Ele te vê». Então ele disse: «Informa-me acerca da hora (o ultimo dia)». O profeta ( ) disse: «A pessoa a quem a questão foi colocada não a sabe melhor do que aquela que perguntou». Ele disse: «Informa-me acerca dos seus sinais». O profeta ( ) disse: «é quando uma criada dar luz a sua mestra e quando se vê a pessoa descalça e nua, pastores pobres a competir na construção de altos prédios». Depois disso o homem saiu depressa e eu fiquei sentado durante um certo tempo. Assim o profeta ( ) me perguntou: «Ó Umar! Sabe quem foi o interrogador?» Eu disse: «Allah e o Seu mensageiro sabem melhor». O profeta ( ) disse: «Foi o Jibril que veio ensinar-lhes sobre a vossa religião». (Hadice relatado por Muslime)

 

Deste Hadice nós aprendemos o seguinte:

Os anjos podem tomar a forma dos seres humanos ou outras coisas.

O Jibril apareceu perante o profeta ( ) na forma dum homem em varias vezes.

Colocar questões aos homens instruídos é um dos meios mais apropriados para aprender. O Islame exorta-nos a perguntar os Ulamas (sabios) acerca do Dine (religião).

O Jibril ensinou aos Sahabas os pilares mais fundamentais do Islame, Imane, Ihsan e outros assuntos importantes do Dine através de perguntas e respostas.

Nós aprendemos pela conversa entre o profeta Muhammad ( ) e o anjo Jibril: 1º Os cinco pilares fundamentais do Islame, 2º Os seis artigos básicos do Imane (a fé), 3º A etica da adoraçao que nos dá o sentimento da observancia continua de Allah, 4º Os sinais do ultimo dia em que a ordem social será alterada, que são: as crianças terão muito pouco respeito para as suas mães o pobre tornará rico de repente, as pessoas tentarão concorenciar umas as outras na construção de altos prédios.

 

UNIDADE 4 A Sunna (tradição) de Rassulullah

LIÇAO 2 Os direitos e obrigações de um muçulmano

 Abu Huraira ( ) narrou que um dia o profeta ( ) disse: um muçulmano tem seis direitos sobre um outro muçulmano: quando o encontrares cumprimenta-o com Salam, se ele te convidar, aceita o convite, quando ele te consultar a ideia, dá-lhe o conselho apropriado, quando ele inspira e diz Al-Hamdulillah (Graças a Allah) responde-o dizendo Yar Hamukallahu (Que Allah seja compassivo contigo), quando ele adoecer visita-o e quando ele morrer acompanha o seu feneral. (Hadice relatado por Muslime)

 

Deste Hadice nós aprendemos o seguinte:

Um muçulmano tem seis direitos sobre o seu irmão muçulmano.

A cada direito corresponde um dever.

Os muçulmanos devem reconhecer estes seis direitos e cumprir os deveres em conformidade.

A sociedade islâmica é composta de valores positivos tais como a fraternidade, a cooperação e compreensão.

Os muçulmanos na sociedade devem observar estes valores. Os direitos dos muçulmanos não acabam mesmo apos a sua morte.

UNIDADE 4 A Sunna (tradição) de Rassulullah

LIÇAO 3 O amor ao proximo

Anas Ibn Malik ( ) narrou que um dia o profeta disse: ninguem de entre vós pode ser Mumine (crente) até quando ele gostar para os seus irmãos muçulmanos aquilo que gosta para si mesmo. (Hadice relatado por Bukhari e Muslime)

Deste Hadice nós aprendemos o seguinte:

O Islame incita os muçulmanos a não serem egoístas e mesquinhos.

O egoísmo não pode fazer parte do Imane.

As pessoas de pequeno espirito e egoístas são detestadas por Allah.

Se um muçulmano crer em Allah sinceramente, ele deve amar o seu irmão muçulmano.

A realização do Imane consiste em amor e afeição, cooperação e colaboração.

O Islame encoraja-nos para divulgar o espírito de fraternidade de entre os crentes.

O espírito de amor e de simpatia são as bases para uma sociedade muçulmana.

Cada muçulmano na sociedade é como uma das suas partes componentes se alguém sofre neste caso toda a comunidade sentirá este sofrimento.

 

UNIDADE 5 Biografia do profeta Muhammad ( )

(As-Sira An-Nabawia)

LIÇAO 1 Insucesso em Taif

A oposição contra a mensagem de Rassulallah ( ) continuou em Makka e sendo assim ele decidiu ir a uma outra cidade, Taif, que fica cerca de setenta quilómetros fora de Makka e pregar o Islame ali.

O Rassulullah ( ) foi ali com Zaid ( ) o seu adoptivo e libertado escravo. Os habitantes de Taif mostraram-se pior que os Kuffar de Makka. Eram pessoas ricas e vaidosas que adoravam numerosos deuses e deusas.

O Rassulullah ( ) encontrou com os dirigentes de Taif e convidou-os ao Islame.

Eles não só negaram o seu convite mas também insultaram-no até instigaram os garotos vagabundos da rua para o expulsarem da cidade.

Os garotos apedrejaram o Rassulullah ( ). Ele ficou gravemente ferido. Sangrava por todo o seu corpo. O Zaid também foi atingido na cabeça e sangrava. Os garotos apuparam-lhes para fora da cidade.

Eles abrigaram-se num jardim perto duma vinha fora de Taif.

Ele orou e pediu a Allah perdão pela sua fraqueza.

Allah mandou o anjo encarregado das montanhas ao Rassulullah ( ) pedindo sua autorização em manter o povo de Taif entre as duas montanhas e para esmagar-lo.

O Rassulullah ( ) foi uma misericórdia para toda a humanidade.

Ele disse ao anjo: «Mas, eu espero que Allah, o Todo poderoso guiará os filhos desse povo para adorar-Lo somente, e eles não associarão parceiros a Allah…».

Allah satisfez o seu desejo. Dez anos mais tarde o povo de Taif aceitou o Islame.

O Rassulullah ( ) costumava dizer que o seu dia em Taif foi o mais difícil dia na sua vida. Mas ele mostrou a sua grandeza. Ele foi amolgado, ferido, manchado de sangue, e nunca proferiu palavra de maldição sobre a gente que abusou nele e o torturou.

UNIDADE 5 Biografia do profeta Muhammad ( )

(As-Sira An-Nabawia)

LIÇAO 2 Al-Israa e Al-Miraj

Rassulullah ( ) estava muito chocado com a morte do seu querido tio Abu Talib e a sua esposa Khadija.

Também ele estava muito triste com o tratamento cruel da gente de Taif. Ele aspirava a um conforto o que conseguiu brevemente.

Allah honrou-o e consolou-o levando-o para visitar os céus e mostrar-lhe os Seus sinais.

Aconteceu na forma duma notável viagem nocturna para Baitul Maqdis (Jerusalém) chamado Al-Israa e a ascensão para os céus na mesma noite chamada Al-Miraj.

Durante esta notável e misteriosa viagem o Rassulullah ( ) viu com os seus próprio olhos a gloria de Allah e o Seu sistema de trabalho do universo.

Nos céus, o Rassulullah, encontrou com alguns profetas. Ele viu tanto o Al-Janna como o Jahannam. Logo ele foi levado ao mais alto nivel do céu chamado Sidratul Muntaha – onde nenhuma outra criatura tinha chegado antes. Este é o ponto mais perto do Arsh, o trono do poder e da majestade de Allah. Nesta ocasião Allah prescreveu cinco orações (Salawat) diarias para os muçulmanos.

Depois de visitar todos os céus, o anjo Jibril conduziu-o de regresso para a sua casa. Toda esta viagem foi tornada possível num tempo muito curto. Na verdade foi um grande milagre!

Por conseguinte Allah honrou o Seu ultimo mensageiro.

Foi um grande estimulo moral de que ele precisava muito. Isto fortaleceu a sua fé e a dos recentes muçulmanos.

UNIDADE 5 Biografia do profeta Muhammad ( )

(As-Sira An-Nabawia)

LIÇAO 3 O tratado de Aqaba

O acontecimento do Miraj fortaleceu a fé dos muçulmanos.

Allah informou-lhes que o cumprimento da promessa de Allah estava muito perto.

Era o habito de Rassulullah ( ) ir às assembleias e aos mercados para convidar as pessoas a abraçarem o Islame.

O Rassulullah ( ) encontrou seis homens de Madina (antigamente chamada Yathrib) durante o Hajj. Ele lhes convidou ao Islame. Eles reponderam positivamente a sua chamada e converteram-se em muçulmanos.

Eles voltaram para Madina como crentes e convidaram os outros a seguir a nova fé.

No ano seguinte doze pessoas de Madina vieram durante o Hajj. Todos eles aceitaram o Islame. Eles comprometeram-se em crer em Allah e fazer boas acções.

O Rassulullah ( ) tomou compromisso com eles.

Este compromisso é chamado o primeiro compromisso da Aqaba. O Rassulullah ( ) enviou dois Sahabas para Madina com eles para instruir os recém-convertidos. Assim, o Islame começou a crescer em Madina.

No terceiro ano, setenta pessoas de Madina vieram a Makka. Todas aceitaram o Islame. Elas convidaram o Rassululah ( ) e os muçulmanos a emigrar para Madina. Eles celebraram um compromisso com o Rassulullah ( ) no mesmo lugar este foi chamado o segundo compromisso de Aqaba. Eles prometeram que protegeriam e ajudariam o profeta contra todos os males do mesmo modo que protegeriam as sua próprias mulheres e crianças.

O Rassulullah ( ) chamou o povo de Madina Al-Ansar (os ajudadores e amigos). Por conseguinte, o povo de Madina tornou a ser conhecido como os Ansar do Rassulullah ( ).

A conclusão do segundo compromisso de Aqaba foi um ponto de viragem na historia do Islame. Os muçulmanos tinham agora um lugar de abrigo e um aliado no momento de guerra e de perigo.

 

UNIDADE 5 Biografia do profeta Muhammad ( )

(As-Sira An-Nabawia)

LIÇAO 4 Hijra (migração) Iª Parte

Os Kuffar de Makka estavam muito zangados quando ficaram informados sobre o compromisso de Aqaba. Eles reagiram com raiva e começaram a torturar alguns muçulmanos.

O profeta ( ) mudou agora a estratégia do seu trabalho. Durante treze anos, ele tinha estado a fazer o seu máximo para pregar a mensagem de Allah aos habitantes de Makka. O solo de Makka não estava favorável a isto. Madina deu-lhe um terreno fertil e receptivo para semear a semente do Islame. Ele aproveitou esta oportunidade.

O Rassulullah ( ) ordenou aos muçulmanos para deixarem a Makka e ir para Madina.

Naturalmente foi duro para os muçulmanos abandonarem as suas famílias, amigos e lares; mas eles eram sempre dispostos para cumprir a ordem de Allah e o Seu mensageiro.

Pensar na migração! Esta foi um grande sacrifício para os muçulmanos abandonarem a sua terra ancestral, os seus familiares, as casas e bens e eles o fizeram somente pela causa de Allah e Seu agrado. No momento de necessidade isto lhes foi pedido. Na qualidade de muçulmanos nós devemos estar dispostas a fazer o mesmo pela causa da nossa fé. A vida nesta terra só terá significado e objectivo quando nós podermos alcançar esta actitude.

UNIDADE 5 Biografia do profeta Muhammad ( )

(As-Sira An-Nabawia)

LIÇAO 5 Hijra (emigração) IIª Parte

Apos que a maioria dos seus companheiros tiverem saído para Madina, o profeta ( ) ficou em Makka. Ele estava a espera de uma autorização de Allah para deixar a cidade. Abu Bakr ( ) e Ali ( ) ficaram com ele.

Os Kuffar conspiraram para matar o Rassulullah ( ). Allah informou o Seu mensageiro acerca de seu plano. Allah ordenou-lhe a migrar para Madina. Rassulullah ( ) abandonou secretamente Makka pela noite acompanhado por Abu Bakr As-Siddiq ( ). Ali ( ) foi deixado a traz para devolver os Amanat (depositos de confiança) das pessoas que depositavam junto do profeta ( ).

O Rassulullah ( ) e o seu companheiro Abu Bakr ( ) procederam para a caverna Ghar Thaur, ao sul de Makka.

Quando os Kuffar descobriram que Muhammad ( ) já foi, eles perseguiram-no, alguns de entre eles aproximaram-se da abertura da caverna.

De acordo com a vontade de Allah, uma pomba pus ovos na entrada da caverna. E uma aranha teceu a sua teia através desta. Quando os Kuffar viram os ovos do pássaro e a teia da aranha, concluiram, que ninguém entrou recentemente neste lugar. Então eles, foram sem olhar para o interior.

O profeta Muhammad ( ) e Abu Bakr ficaram na caverna durante três dias. Depois, eles sairam tranquilamente para Madina.

O Hijra (migração) do profeta ( ) abriu um novo capitulo na historia do Islame. O calendário islâmico começou a partir deste dia de Hijra do profeta ( ) (de Makka para Madina).

O Hijra foi o inicio da nova tarefa de Rassulullah ( ) como um estadista e um governador.

UNIDADE 6 Historia dos rofetas (Qassas Al-Anbiya)

LIÇAO 1 A historia de Yussuf ( ) Iª Parte

 

Allah diz no Alcurane sagrado:......................................................

......................................................................................................................

 

Recorda-te de quando Yussuf disse a seu pai: Ó pai, vi, em sonho, onze estrelas, o sol e a lua; vi-os prostrando-se ante mim.(Alcurane 12-4)

 

 

Os dois filhos de Ibrahim, Ismail e Ishaq, eram profetas.

Ismail ( ) estava em Makka e Ishaq ( ) estava na Palestina.

Ishaq teve um filho chamado Yaqub ( ) quem também era um profeta. Ele teve doze filhos. Yussuf ( ) era um destes filhos. Ele e o seu irmão Bin Yamin são da mesma mãe e os dez outros irmãos são de diferentes mães.

Yussuf ( ) era muito bonito e um menino esperto. Ele era leal e religioso. O seu pai o amava muito. Por conseguinte os outros dez irmãos estiveram contra ele e o odiaram.

Quando se tornou adolescente, teve um sonho especial:

Ele sonhou vere doze estrelas, o sol e a lua a prostrarem-se perante ele. Ele contou esse sonho ao seu pai.

Seu pai aconselhou-o para não contar este sonho aos seus irmãos para que não conspirassem contra ele. Yaqub constatou que Yussuf ia ser escolhido por Allah como um profeta.

Yaqub prestou muita atenção ao Yussuf por conseguinte os outros dez filhos tornaram mais invejosos. A sua inveja transformou-se numa inimizade.

Eles quiseram desfazer-se do Yussuf e decidiram lançá-lo num poço.

Um dia, eles pediram ao pai a permissão de levar o Yussuf com eles para brincar no campo. Yaqub estava duvidoso mas finalmente concordou.

Eles lançaram Yussuf no poço conforme conspiraram.

Voltaram a casa pretendendo que Yussuf foi devorado por um lobo. Eles mostraram-lhe a camisa de Yussuf ensopada de sangue. Yaqub compreendeu que eles conspiraram algo mau e lhe mentiam. Ele manteu-se pasciente e implorou a ajuda de Allah.

Mais tarde, uma caravana estava a passar perto do poço um aguadeiro da caravana chegou ao poço e meteu nele o seu balde. O homem ficou surpreendido quando encontrou um rapaz no seu balde. Eles o esconderam como uma fortuna.

Eles levaram o Yussuf consigo na sua caravana para o Egipto.

Finalmente eles venderam ao Aziz do Misra como um escravo no Egipto. O homem (Aziz do Misra) que comprou o Yussuf disse a sua mulher, Zulaika para bem tratar o Yussuf porque poderia lhes trazer algo bom ou o poderiam adoptar como filho.

Yussuf era um jovem muito bonito e atraente. Todos gostaram dele. A mulher do seu mestre apaixonou-se por ele um dia, ela o levou no quarto e fechou a porta. Ela disse ao Yussuf «Agora venha a mim». Yussuf não aceitou a sua proposta. Ele fugiu dela e atingiu a porta. Na disputa, ela rasgou a sua camisa pelas costas. De repente, eles encontraram o seu amo (o seu marido) perto da porta. Ela disse: «Qual é o bom castigo para alguém que quis violar a sua mulher, será prisão ou uma dura tortura». Yussuf disse-lhe que era inoscente, foi ela quem mal precisava dele. O amo quis saber a verdade a cerca disto. Um dos seus amigos sugeriu para verificar a camisa de Yussuf se está rasgada pelas costas então ele era inoscente mas se está rasgada pela frente, então significa que ele mentia e ela era inoscente. Quando olharam para a camisa do Yussuf, acharam que foi rasgada pelas costas. Depois a inoscencia de Yussuf foi aprovada.

Este incidente veio ao publico. As mulheres começaram a murmurar na cidade. Zulaika ouvia as suas maliciosas conversas. Ela preparou um plano especial. Convidou as mulheres para visitá-la e preparou um banquete para elas. Ela deu uma faca a cada mulher para cortar as frutas. No momento em que as mulheres estavam ocupadas na corte das frutas, ela pediu ao Yussuf para entrar no quarto.

Quando as mulheres olharam para ele, elas foram fascimadas pela sua beleza e charme. No seu profundo espanto, elas esqueceram que estavam a utilizar facas. Em consequência da confusão elas cortaram as suas proprias mãos. Exclamaram, «Que Allah nos salve! Esse não é um ser humano. Não é nada mais nada menos do que um nobre anjo».

Zulaika anunciou vitoriosamente que é devido a este grande homem que elas importuraram-na. Então como é que elas poderiam culpá-la. As próprias mulheres apaixonaram-se por Yussuf e saíram a sua procura. Isto foi um grande problema. Yussuf invocou a protecção de Allah contra uma tal situação embaraçosa. Allah respondeu o seu pedido e afastou-o da sua conspiração. Os maridos das mulheres meteram o Yussuf na prisão.

 

UNIDADE 6 Historia dos rofetas (Qassas Al-Anbiya)

LIÇAO 2 A historia de Yussuf ( ) IIª Parte

 

Allah diz no Alcurane sagrado:

...................................................................................................................

Ô meus companheiros de prisão, um de vós servirá vinho a seu rei e o outro será crucificado, e os pássaros picar-lhe-ão a cabeça. Já está resolvida a questão sobre a qual me conmsultastes.(Alcurane 12-41)

 

 

 

Outros dois homens estavam junto com Yussuf ( ) na prisão.

Um dia, os dois prisioneiros tiveram sonhos que não podiam interpretar.

Um deles disse ao Yussuf «Eu vi-me num sonho a espremer o vinho». O outro disse, «Eu vi-me num sonho a transportar pão pela cabeça com um enxame de pássaros a comê-lo».

Então, eles perguntaram ao Yussuf o significado destes sonhos tendo o conhecido como um homem de verdade. Yussuf disse, «Quanto ao primeiro entre vós ele de novo vazará o vinho ao seu mestre para beber. Quanto ao outro, ele será enforcado num poste e os pássaros devorarão a sua cabeça. Este assunto acerca do qual vós dois me perguntaram já foi decidido». Yussuf tranquilamente murmurou aquele que estava quase a ser salvo, «Refira-me junto do seu mestre». O homem foi libertado e foi atender o seu mestre. Ele esqueceu-se do Yussuf, que por conceguinte teve que demorar na prisão por mais alguns anos.

Um dia, o rei do Egipto teve um sonho estranho. Sonhou ver sete vacas gordas a serem comidas por outras sete vacas magras e descarnadas, e sete espigas verdes por sete espigas secas e murchadas. O rei quis conhecer o significado deste especial sonho.

Cada pessoa estava embaraçada e ninguém podia dizer o que isto significava realmente. O vazador do vinho de rei (quem esteve na prisão com o Yussuf) lembrou-se do Yussuf. O homem foi para o Yussuf na prisão e pediu-lhe para explicar o significado deste sonho. Yussuf explicou que haveria sete anos de colheitas ricas no pais, seria melhor armazenar mais colheitas possíveis porque durante os sete longos anos seguintes haveria muita fome. E depois deste período chegaria o ano em que a gente conseguiria agua abundante e exprimirão o sumo e o óleo. O vazador do vinho falou ao rei a cerca do significado do seu sonho.

O rei estava muito impressionado e quis ver o Yussuf pessoalmente. Ele mandou um mensageiro para procurar o Yussuf.

Yussuf quis esclarecer-se das acusações feitas contra ele pelas mulheres. Depois ele disse ao mensageiro do rei, «Volta ao teu mestre e pergunta-lhe, o que é que aconteceu com as mulheres que cortaram as suas mãos? O meu Senhor está ciente do seu laço». O rei pediu que as mulheres fossem reunidas perante ele. Logo ele perguntou-lhes, «Qual era o vosso assunto quando tentaram seduzir o próprio Yussuf? Elas disseram a verdade e declararam que o Yussuf era inocente e corajoso». Logo a Zulaika reconheceu a sua própria culpa livremente e francamente. O rei foi muito impressionado por Yussuf e disse, «Traga-o a mim, eu o manterei especialmente para atender a minha própria pessoa». Quando Yussuf foi trazido perante o rei, ele pediu ao rei que o nomeasse como responsável pelas armagens do pais.

 

 UNIDADE 6 Historia dos rofetas (Qassas Al-Anbiya)

LIÇAO 3 A historia de Yussuf ( ) IIIª Parte

 

Allah diz no Alcurane sagrado:

...............................................................................................................

Yussuf honrou seus pais, sentado-os em seu sólio, e todos se prostraram perante ele; e Yussuf disse: Ô meu pai, esta é az interpretação de umsonho passado que meu Senhor realizou.(Alcurane 12-100)

 

 

Passados alguns anos, o tempo das boas colheitas continuou. Yussuf encheu todos os armagens com colheitas. As suas reservas eram abundantes para enfrentar a clamidade. Logo a fome afectou fortemente o pais. Esta alastrou-se até aos países vizinhos.

As pessoas por toda parte iam para o Egipto a fim de comprar cereais. De entre estas, vieram os irmãos do Yussuf. Quando chegaram perante ele, Yussuf reconheceu-os, mas eles não o reconheceram. Ele tratou-os muito bem, e vendeu-lhes cereais a baixo preço. Antes de partirem, Yussuf pediu-lhes para trazerem o seu irmão mais novo com eles durante a sua próxima viagem, se não eles não conseguiriam nenhum cereal.

Quando os irmãos voltaram ao seu pai, eles informaram-no sobre o pedido do vendedor de cereais (Yussuf). Yaqub ( ) recusou deixar ir o seu filho mais novo com eles. Os irmãos garantiram ao seu pai a segurança do seu irmão mais novo e comprometeram-se solenemente em voltar com ele.

Após algumas semanas, a caravana de doze irmãos chegou no Egipto. Quando chegaram junto de Yussuf, ele tratou-os muito bem. Ele disse ao seu irmão mais novo (Ben Yamin) em privado, «Olha, eu sou o teu próprio irmão Yussuf, então não tenha medo do que eles (os irmãos mais idosos) fazem». Ele fez um plano para manter o seu próprio irmão com ele.

Quando o Yussuf deu-lhes os mantimentos de que precisavam, pediu ao seu servo para meter o copo do rei no alforge do seu irmão mais novo. A caravana estava prestes para empreender a viagem de regresso. Os guardas declararam que o copo do rei tinha sido roubado. Cada um estava surpreendido. Os irmãos disseram, «Por Allah! Tu sabes que não viemos para criar problema neste pais e não somos ladrões». Os guardas perguntaram, «Qual deveria ser o castigo deste crime se nós provamos que tu mentes?» eles disseram que, «O castigo deveria ser de manter detido como escravo o dono do alforge em que se encontra o material para pagar pelo crime que cometeu».

Eles concordaram com este ponto. Os guardas começaram a examinar os sacos e encontraram o copo no saco do irmão mais novo (Bem Yamin).

Por conseguinte, ele foi detido pela guarda de Yussuf. Foi assim que Allah planeou para Yussuf. Muita exaltação seguiu. Os irmãos tentaram com muita dificuldade convencer Yussuf para não reter o rapaz, mas sem sucesso. Eles ficaram muito contrariados. O mais velho deles decidiu ficar atrás até que o seu pai lhe autorize para regressar. Os onze irmãos voltaram e disseram ao seu pai o que tinha acontecido. Yaqub recusou redondamente em acreditar nisto. Ele lamentou-se muito mais, mas nunca desesperou e confiou em Allah. Esta dor lembrou-lhe uma outra dor sobre Yussuf. Ele nunca perdeu a esperança de encontrar Yussuf. Ele disse: «Ó meus filhos! Voltem (ao Egipto) e perguntem acerca do Yussuf e o seu irmão e nunca percam a esperança na bondade de Allah. Na verdade ninguém perde a esperança na bondade excepto os que não têm fé». Voltaram para o Egipto e entraram na presença de Yussuf. Eles disseram: «Ó grande homem! Uma dor afectou-nos e a nossa família. Temos somente pouco dinheiro, então dá-nos mantimentos cheios nós pedimos-lhe, e considera-os como caridade para nós. Allah recompensa o caritativo.» Yussuf respondeu, «Será que se lembram como outrora trataram o Yussuf e o seu irmão na vossa ignorância?» O conselho do seu pai e o modo como os eventos aconteceram levou-os a colocar uma pergunta directa: será que és tu na verdade Yussuf? Ele respondeu: Eu sou Yussuf, e ele é o meu irmão. Allah tem sido bondoso connosco, todo aquele que é recto e paciente, Allah nunca deixará perder a sua recompensa porque eles fezeram o bem.

Os irmãos começaram a chorar e gritaram, «Juro por Allah! Na verdade Allah deu-te preferência sobre nós! Somos culpados de pecado».

«Não haverá nenhuma vergonha sobre vós» o Yussuf respondeu.

«Allah vos perdoará, e Ele é o mais Compassivo de todos. Vá com esta camisa e a coloca no rosto do meu pai. Ele recuperará a vista de novo.

Depois traga-lhe juntamente com toda a família a mim aqui.»

A caravana partiu de Egipto imediatamente.

Yaqub percebeu algo diferente.

Ele exclamou as pessoas a volta dele, «Eu sinto o cheiro do Yussuf e não pensem que sou caduco». Eles disseram: «Juramos p! Tu te or ns um sentido antigo e inserto».

Quando o portador de boas noticias veio e colocou a camisa no rosto do Yaqub por conseguinte ele recuperou a sua vista.

Depois ele disse: «Não vos tinha dito que sei de Allah o que vocês não sabem?»

Durante o tempo, todos os seus filhos encontraram-lhe e falaram a cerca do Yussuf e seu lugar feliz no Egipto.

Eles pediram, «Ó nosso pai! Peça perdão para os nossos pecados, porque na verdade somos culpados».

«Eu pedirei ao meu Senhor que vos perdoe». Ele respondeu.

De seguida eles viajaram para o Egipto e chegaram perante Yussuf.

Ele arranjou uma casa para os seus familiares junto dele e declarou, «Entrem no Egipto seguros, Inchá Allah (se Allah quiser).»

Ele deu aos seus familiares um lugar elevado com respeito e todos eles caíram em prostração diante dele.

Então, Yussuf anunciou perante eles, «Ó meu pai! Isto é o significado do sonho que eu tive há muito tempo! Allah o tornou numa realidade»!

Depois, Yussuf virou-se para Allah a orar e agradecer-Lhe pelos favores que lhe deu.

Yussuf e a sua família permaneceram no Egipto.

Ele foi um profeta de Allah, que pregou a religião de Allah.

Allah

UNIDADE 7 Disciplina e moralidade (Adab e Akhlaq)

LIÇAO 1 Etica da conversação

 

Allah diz no Alcurane sagrado:

................................................................................................................

E modera o teu andar e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos.

(Alcurane 31: 19)

 

Um muçulmano deve falar educadamente numa maneira inteligente e dignificante.

A voz não deve estar baixa até que se torne inaudível aos ouvintes e nem muito alta ou desagradável com medo de não perturbar os ouvintes.

Um muculmano não deve ferir os sentimentos dos outros com seu discurso.

Um muçulmano não deve dizer tolices porque isto é mau.

O Islame condema o escárnio, a maledicência, a censura, a maldição e a zombaria das pessoas.

Um muçulmano deve falar somente quando é necessário.

O seu discurso deve estar baseado na verdade e sinceridade.

Cada palavra que sai da sua boca será julgada por Allah.

É um mau habito jurar ao falar.

O nível, a condição e idade da pessoa referida devem ser tomadas em consideração.

Ao falar com pessoas idosas, um muçulmano deve falar com respeito, e deve expressar-se com afeição aos menores e ouvir os outros atentamente.

Não é recomendável interromper de vez em quando o interlocutor repetidamente.

Se qualquer questão está a ser colocada, deve-se esperar até quando o interlocutor acabar o que quer dizer.

Um muçulmano deve dizer a verdade sem ter medo das reacções dos outros.

UNIDADE 7 Disciplina e moralidade (Adab e Akhlaq)

LIÇAO 2 Um bom muçulmano

 

Allah diz no Alcurane sagrado:

....................................................................................................................

Sois o melhor dos povos que jamais surgiu para a humanidade, porque recomendais o bem, proibis o ilícito e credes em Allah.

(Alcurane 3: 110)

 

Allah, o Todo poderoso, quer que nós sejamos correctos e façamos o bem para os outros.

Ele ordena-nos de gozar do que é bom e de combater a maldade e ajudar os outros a evita-la.

Ele quer que nós edifiquemos o nosso carácter moral forte e sermos decentes, cooperativos e úteis para a humanidade.

 

Um bom muçulmano é aquele:

  1. Que tem verdadeira fé em Allah.

  2. Que faz o bem, tornando-se um exemplo para os outros na pratica de justiça e tem a capacidade de fazer prevalecer a verdade.

  3. Que evita o mal, tornando-se um exemplo para os outros nisso e contribui para que o mal e a injustiça sejam vencidos.

  4. Que constrói boas moralidades, que trazem felicidade ao ser humano.

  5. Que é clemente.

 

UNIDADE 8 Comportamento social (Muamalat)

LIÇAO 1 Um bom amigo

Umar Ibn Al-Khattab ( ) narrou dizendo: um dia fui a mesquita onde encontrei Abu Zhar ( ) sozinho embrulhado numa roupa preta. Eu disse a ele: Ó Abu Zhar! Por quê esta solitude? Ele respondeu: eu ouvi o mensageiro de Allah ( ) a dizer: a solitude é melhor de que ter um mau companheiro e um bom companheiro é melhor do que a solitude, fazer bem é melhor do que ficar silencioso mas ficar silencioso é melhor do que fazer o mal. (Hadice relatado por Al-Baihaqii)

O Salim era trabalhador e obediente. Toda a gente gostava muito dele.

O Samir pelo contrario, não tinha um bom comportamento. Ele não gostava dos seus estudos.

O Salim e o Samir tornaram-se amigos.

Como consequencia, o comportamento do Salim mudou e os seus trabalhos escolares tornaram-se cada vez mais fracos.

Os professores preocuparam-se com a deterioração do Salim.

Eles descobriram que foi a companhia do Samir que tinha corrompido o Salim.

O Salim deve perder o seu carácter e careira devido a sua amizade com um mau menino como o Samir.

Esta é a razão porque o nosso profeta ( ) nos avisou para termos boa companhia.

O profeta ( ) disse: Não associe-se a ninguem excepto com um Mumine (crente) e não coma comida que não é pura e Halal. (Hadice relatado por Tirmidhi, Abu Daud e Daremi).

Um bom amigo é como um perfume que dá um cheiro suave enquanto que um mau amigo sempre cria disturbios.

A amizade com uma boa pessoa é um sinal de inteligência.

Um homem pode ser conhecido pela companhia que frequenta.

O profeta ( ) disse: Um homem segue a maneira de viver e os comportamentos dos seus amigos. Vocês devem julgar um homem antes de travar uma amizade com ele. (Hadice relatado por Tirmidhi, Abu Daud e Daremi).

UNIDADE 8 Comportamento social (Muamalat)

LIÇAO 2 Com os familiares

 

Allah diz no Alcurane sagrado:

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Allah ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade. Ele vos exorta a que mediteis.

(Alcurane 16: 90)

 

Frequentemente Allah ordena-nos para mantermos um bom relacionamento com todos os muçulmanos em geral e com os familiares em particular.

Os familiares são aqueles que são ligados a nós pelo nascimento e casamento.

Todos eles merecem um tratamento amável, cuidado, respeito, amor e cooperação.

Um muçulmano deve manter as relações com os seus familiares mesmo se esses querem desfazê-las, e ser compassivo com eles mesmo se são duros para com ele.

Manter as relações com os próximos é considerado como um dos melhores actos.

Um dia um homem pediu ao profeta que lhe informe acerca dos actos que guiam para o paraíso e que afastam o homem do inferno.

O Profeta advertiu: «Adora Allah e não Lhe associe com parceiros na adoração, institui a oração, pague o Zakat e une os laços de parentesco». (Bukhari,Muslim).

Allah gosta muito deles e dá as Suas bênções àqueles que preservam as suas relações com os outros a todo o custo.

O Profeta ( ) disse: «Aquele que deseja ver a sua provisão aumentada e a sua vida prolongada deve tratar bem os seus familiares. (Bukhari e Muslim).

O Islame encoraja-nos para oferecer o Sadaqat (esmola facultativa). Em primeiro, deveria ser dado aos familiares.

Isto vale para duplo objectivo, dar a caridade (Sadaqat) e manter as relações vivas.

Allah adverte duramente contra a ruptura dos laços com os parentes.

Aquele que deteriora a relação com familiares não entrará no paraíso.

Está mencionado em muitos Hadices que Allah, o Todo poderoso, mantém as relações com os que mantêm as suas relações com os seus familiares e Ele deteriorará os laços com aqueles que deterioram os laços com os seus familiares.

 

UNIDADE 8 Comportamento social (Muamalat)

LIÇAO 3 Os direitos dos vizinhos

Abu Huraira ( ) narrou que o profeta ( ) tinha declarado um dia: “Juro por Allah! Ele não é Mumine, juro por Allah! Ele não é Mumine, juro por Allah! Ele não é Mumine”. Então ele foi perguntado: de quem falas ó mensageiro de Allah? Ele respondeu: “Aquele cujos vizinhos nunca se sentem em segurança contra as suas maldades”. (Hadice relatado por Bukhari e Muslime)

Os vizinhos são aqueles cujas casas se encontram num conjunto de 40 casas juntamente com a nossa casa.

Isto abrange todos os moradores de quarenta casas por todos os lados.

Aqueles que habitualmente efectuam o Salat no mesmo Masjid com os outros são também considerados como vizinhos.

O vizinho tem a primeira prioridade na venda e compra de casas e terrenos. Esse direito é consagrado na Xaria.

O profeta Muhammad ( ) disse: «O vizinho duma casa tem um direito superior na venda daquela casa (por exemplo, logo asseguir dos familiares directos) e o vizinho de terreno tem uma previa reclamação da compra deste terreno, e se ele está ausente, o vendedor deve aguardar o seu regresso».

O profeta Muhammad ( ) foi advertido por Jibril ( ) acerca das obrigações para com os vizinhos tanto assim que ele pensou que os seus vizinhos poderiam ser tidos como herdeiros da sua riqueza e bens.

Foi também contado que o profeta ( ) disse: «Aquele que mata a sua fome e deixa os seus vizinhos esfomeados não é um perfeito Mumine».

Abu Huraira ( ) contou que um homem disse uma vez ao profeta ( ): Existe uma mulher quem muito adora Allah, mas ela é muito grosseira com os seus vizinhos.

O profeta ( ) disse: «Ela estará no inferno». Logo o homem disse: Mas existe uma outra mulher quem pouco adora e pouco dá esmola, mas ela não fere os seus vizinhos com a sua língua.

O profeta ( ) disse: «Ela estará no paraíso». (Ahmad e Baihaqii)

Allah, o Todo poderoso, e o Seu mensageiro, Muhammad Ibn Abdullah ( ) ordenaram frequentemente aos muçulmanos que mostrassem a bondade aos seus vizinhos.

 

UNIDADE 9 Patrimonio historico e cultural

LIÇAO 1 A historia da Kaaba e o Hajj

 

Allah diz no Alcurane sagrado:

......................................................................................................................

A primeira casa (sagrada) erigida para o gênero humano é a Bacca, onde reside a bênção, servindo de orientação à humanidade.

Encerra sinais evidentes: Lá está a estância de Ibrahima, e quem quer que nela se refugie estará s salvo.

(Alcurane 3: 96-97)

 A historia da Kaaba data dos tempos de Adam ( ) e Ibrahim ( ).

Allah ordenou ao Adam ( ) para construir a Kaaba no terreno que está precisamente debaixo do Baitul Mamur.

Passando longo tempo, Allah ordenou a Ibrahim ( ) para reconstruir a Kaaba.

Quando Allah abençoou o Ibrahim ( ) com Ismail ( ) o seu primeiro filho da sua segunda mulher, Hajar, a sua primeira mulher, Sara tornou-se invejosa. Ela pediu ao Ibrahim ( ) para afastar Hajar e Ismail longe dela. Ibrahim ( ) saiu da sua casa acompanhado pela sua mulher Hajar e o seu filho Ismail dirigindo-se para o sul até que se instalaram perto do sitio da casa sagrada, a Kaaba e logo regressou sozinho em Sham.

Quando o Ismail cresceu, Allah ordenou ao Ibrahim para erguer a fundação da Kaaba.

Assim, Ibrahim deixou Sham (Palestina) no sentido de obedecer à ordem de Allah.

Ibrahim ( ) foi assistido pelo seu filho Ismail ( ) na sua construção.

A casa sagrada foi construída com vista a adorar Allah, glorificar o Seu nome e expressar agradecimentos pelas benções que Ele lhes tinha concedido.

Ao cavar eles encontraram a fundação original do prédio. Ergueram a fundação e concluíram a construção.

Depois disso eles colocaram a pedra preta no centro da Kaaba como um sinal do ponto de partida do Tawwaf (circundar à volta da casa sagrada).

Logo Allah ordenou ao Ibrahim ( ) para lançar um apelo aberto a toda a humanidade para o Hajj. Ibrahim conformou-se.

Aquela chamada ecoou ao ar durante séculos e séculos chegando a humanidade em todas as eras.

Allah diz:  (22: 27)

Com a morte do Ibrahim ( ) e Ismail, a Kaaba caiu nas mãos dos Bani Jurhum e permaneceu na sua posse durante mil anos.

Depois disso tornou-se a propriedade dos Bani Khuzaa quem a manteu durante trezentos anos. Depois disso foi destruída e mais tarde reconstruída por Qussai Ibn Kilab quem construiu nele o tecto.

A estrutura da Kabba não era tão alta no tempo dos Quraysh. Eles demoliram-na e reconstruíram-na até o nível da pedra preta. E ai cada tribo quis ter a honra de a levantar e colocar no seu devido lugar.

Assim, no tempo do nosso profeta Muhammad ( ) antes de ele ser mensageiro de Allah, eles disputaram de novo entre si acerca deste ponto. Em fim, concordaram que o primeiro homem a entrar pelo portão da tapada deveria decidir sobre o assunto.

Muhammad ( ) foi o primeiro a entrar pelo referido portão. Por conseguinte o assunto foi entregue a ele para resolver. Assim, ele pediu-lhes para colocar a pedra sobre um pedaço de pano a iça-la até a devida altura estando cada tribo representado nisso por um homem que pega num canto.

Quando a pedra foi içada, Muhammad ( ), com a sua mão nobre, colocou-a no seu lugar.

Muito antes disso, depois da morte do Ismail ( ) passou um longo tempo.

As pessoas começaram a praticar actos proibidos tais como, o Shirk (politeismo e idolatria) e circundando a Kaaba estando nuas.

Allah instruiu ao Muhammad ( ) para pór fim a tais violações e santificar os ritos do Hajj.

No ano em que o Rassulullah ( ) conquistou Makka, os ídolos dentro da Kaaba foram destruídos e os ritos do Hajj restabelecidos de acordo com as ordens divinas.

A partir daquele tempo para frente, a historia da Kaaba tornou-se uma parte da historia do Islame.

 

UNIDADE 9 Patrimonio historico e cultural

LIÇAO 2 Al-Hajar Al-Aswad (a pedra negra)

Ibn Abbas ( ) narrou ter ouvido o profeta a dizer: “Al-Hajar Al-Aswad (a pedra negra) vem do paraiso.” (Hadice relatado por Nassai)

 Ao construir a casa, o profeta Ibrahim ( ) pediu ao seu filho Ismail ( ) para trazer-lhe uma pedra para fixa-la como um sinal, a partir do qual as pessoas poderiam começar o seu Tawwaf.

Ismail ( ) trouxe ao pai uma pedra notável e especial.

 

Mas o que era esta pedra?

Diz-se que ela foi enviada na terra a partir do paraíso e o Ismail ( ) a encontrou por acaso neste caminho. Allah quis completar a construção da casa sagrada atraves de Ibrahim e Ismail. Posteriormente esta casa tornou-se na Qibla dos muçulmanos.

O profeta ( ) disse: “A pedra negra veio aqui baixo oriundo do paraiso mais branco do que o leite, mas os pecados dos filhos transgressores do Adam tornou-a negra”. (Hadice relatado por Tirmizi, Ahmad e Nassai)

O profeta costumava beija-la quando dava voltas à Kaaba, provavelmente por ser um traço vindo do paraiso, ou por comemoração das mãos nobres que a colocaram no seu lugar ou seja as mãos de Ibrahim (avó dos profetas) e do Ismail (pai dos arabes).

Beijar ou tocar na pedra negra é um acto opcional, não obrigatorio. Os muçulmanos beijam a pedra negra ou tocam-na conforme diz o Sunna do profeta. Os muçulmanos não adoram a pedra negra. Eles não têm fé nela nem atribuem a ela qualidades supersticiosas. Eles têm fé só em Allah.

Ao beijar a pedra negra, Umar Ibn Al-Khattab, em presença dos muçulmanos pronunciou as seguintes palavras: “Juro por Allah! Eu sei que tu és somente uma pedra incapaz de fazer bem ou mal. Se eu não tivesse visto o profeta a beijar-te, não o faria”. (Hadice relatado por Bukhari e Muslime)

UNIDADE 9 Patrimonio historico e cultural

LIÇAO 3 Aicha Sidiiqa ( )

Anas Bin Malik narrou ter ouvido o mensageiro de Allah a dizer: “A superioridade de Aicha sobre as outras mulheres é como a superioridade do Tharid (um delicioso cuscuz dos arabes) sobre os outros pratos”. (Hadice relatado por Bukhari)

Aicha ( ) era o nome real, Sidiiqa e Humaira ambos eram Laqab (titulos) e a Kunyah (apelido) era Umm Abdullah (o nome dum filho da sua irmã Asma Bint Abu Bakr).

O seu pai era Abu Bakr As-Siddiq ( ) o companheiro e amigo mais próximo do profeta e primeiro Khalifa (sucessor) do profeta no Islame. A sua mãe chamava-se Umm Rumman.

Aicha As-Siddiqa nasceu quatro anos depois da primeira revelação ao profeta.

Ela casou-se com o profeta quando tinha seis ou sete anos de idade e foi morar com o seu respeitoso marido com a idade de nove ou dez anos.

Lá ela cresceu num ambiente islâmico. Tornando-se numa muçulmana logo que ela atingiu a idade da razão e compreensão.

Durante a sua infância ela memorizou um grande numero de Suratas do Alcurane.

Aicha ( ) tinha a boa sorte de ser formada sob a supervisão dos dois maiores professores da humanidade: o profeta Muhammad ( ) e o seu proprio pai Abu Bakr ( ).

Isto tornou-a numa das mais distintas mulheres da historia islâmica.

Ela era totalmente dedicada ao profeta, o seu marido, e ele amou-a com muito carinho.

O profeta a amou pela sua inteligência, perfeito raciocínio e personalidade.

Aicha Siddiqa ( ) participou em muitas batalhas do Islame.

Durante a batalha contra os Bini Al-Mustaliq, Aicha ( ) estava com o profeta.

Na viagem de regresso, um incidente aconteceu em que os hipócritas intentaram uma falsa acusação sobre o caracter da Aicha ( ).

Foi um assunto muito serio que estava em excesso.

Foi uma difícil situação para ambos o profeta e a sua mais querida mulher.

O mensageiro de Allah ( ) tinha que manter-se silencioso com este assunto.

Eventualmente, ele recebeu uma revelação que confirmou a inocência da Aicha.

Aicha costumava acompanhar o Profeta durante as suas orações.

O profeta adoeceu no décimo ano depois do Hijra, e Aicha ( ) deu-lhe todo o amor e cuidado de uma mulher dedicada.

Ele morreu no seu regaço.

Aicha ( ) foi uma grande mulher.

Era muito talentosa e tinha uma maravilhosa memória.

Ela sempre defende a verdade.

Ela ensinou o Islame a muitas pessoas.

Ela foi uma autoridade em matéria de lei islâmica.

Ela contou mais de dois mil Hadices.

A sua vida demonstrou até que nivel uma mulher muçulmana pode chegar.

Antes do Islame, as mulheres não tinham estatuto na sociedade. O Islame deu-lhes uma posição muito alta.

O Islame quer ver uma mulher a desenvolver os seus talentos e contribuir pelo bem-estar da sociedade como mãe e esposa e ser obediente ao seu marido e fidalga.

A vida da Aicha ( ) é um exemplo para as jovens raparigas muçulmanas, que deveriam esforçar-se para seguir a sua dedicação ao seu marido e um gesto especial para a sabedoria e aprendizagem.


UNIDADE 9 Patrimonio historico e cultural

LIÇAO 4 Hafsa Bint Umar Ibn Al-Khattab ( )

Qais Ibn Zaid narrou ter ouvido o mensageiro de Allah ( ) a dizer: “Jibril (paz com ele) veio a mim e me disse: torna a Hafsa junto de ti dado que ela jejua muito, ora muito e por conseguinte será tua esposa no paraiso”.

(Tabaqat Ibn Saad)

A Hafsa ( ) era a filha do segundo Khalifa (sucessor) do profeta Umar Ibn Al-Khattab.

Ela nasceu cinco anos antes da profecia de Muhammad ( ) quando os Quraiche estavam ocupados pela reconstrução da Kaaba.

Em primeiro, ela casou-se com o Khunais Ibn Kuzhaifa ( ) da tribo Banu Sahm.

O seu marido participou na batalha de Badr em que foi gravemente ferido tendo morrido mais tarde.

O mensageiro de Allah ( ) casou-se com Hafsa ( ) com vista a fortalecer os seus laços com Umar Al-Faruq ( ) e a sua influente tribo.

Hafsa ( ) foi educada pelo famoso pai e promoveu um caracter de nobreza e um gosto para a sabedoria.

Ela contou mais de sessenta Hadices.

A sua sabedoria dos assuntos religiosos era muito conhecida.

Pela escolaridade e sede para a sabedoria ela ocupa a segunda posição em relação a Aicha.

Ela era sorteada que seu eminente pai Umar ( ) e mais notável irmão Abdullah ( ) deram-lhe uma formação geral.

Ela costumava a passar muito tempo a ler e escrever.

As escritas do Sagrado Alcurane foram guardadas por certo tempo na sua responsabilidade.

Esta copia tornou-se posteriormente a versão autentica do Sagrado Alcurane.

Hafsa ( ) foi uma mulher formada quem costumava ensinar na sua casa aos que quiseram aprender.

O profeta ( ) costumava falar-lhe acerca das revelações e discutia também com ela acerca de muitas questões religiosas e sociais.

Ela era uma mulher muito inteligente e altamente culta.

Ela foi uma mulher obediente para com o seu mais notável marido.

Ela era uma mulher altamente religiosa dedicada ao Salat (oração) e Siyam (jejum) até o fim da sua vida.

Falando dela, Aicha ( ) afirmou: «Ela é a filha do seu pai; e tem uma forte vontade tal igual como o seu pai».

A relação da Hafsa com as outras esposas do profeta era cordial.

Ela e a Aicha ( ) foram intimas amigas.

Estas mulheres eram exepcionalmente piedosas e foram um modelo do sexo feminino e uma guia para as mulheres muçulmanas.

Hafsa ( ) morreu no ano 45 A.H. (Após Hijra) durante o reinado de Muawiya ( ).

O Marwan, o Governador de Madina, dirigiu a sua oração fúnebre e foi sepultada no cemitério de Baqii.

Antes da sua morte pediu ao seu irmão Abdullah ( ) para distribuir os seus bens aos pobres e necessitados.


UNIDADE 9 Patrimonio historico e cultural

LIÇAO 5 Zainab Bint Jahash ( )

Aicha narrou ter ouvido o mensageiro de Allah ( ) a dizer: “Aquela de entre vós que mais tem mãos compridas vai ter comigo imediatamente. Mais tarde, ela disse: assim sendo, nós começámos a medir as nossas mãos para sabermos quais são as mais longas e depois descobrimos que foram as mãos de Zainab dado que ela costumava trabalhar com as suas proprias mãos para distribuir bens em caridade.” (Muslime)

Zainab ( ) era a filha de Jahash Ibn Rabab.

A sua mãe Umaima era a filha de Abdul Muttalib, o avó do profeta Muhammad ( ).

Por conseguinte, vinha a ser a prima do profeta.

Ela foi uma das primeiras convertidas ao Islame.

O seu nome original era Barra, e foi mudado pelo profeta ( ).

O mensageiro de Allah ( ) deu-lhe em casamento com o Zaid Ibn Haritha, o escravo libertado de Muhammad ( ) e seu filho adoptivo.

A gente da sua família não quiseram dar-lhe para se casar com um antigo escravo.

Ela não estava preparada para aceitar um antigo escravo como seu marido, mas teve que concordar com este casamento dado que o profeta assim o quis.

De facto, o mensageiro de Allah ( ) conseguiu abolir a desigualidade entre os homens livres e os escravos.

Mas no entender dos árabes naquela altura, um escravo era sempre um escravo.

Este casamento não foi uma união feliz.

O Zaid não podia continuar estas relações com a Zainab, até que a divorciou.

Após o divorcio, o mensageiro de Allah ( ) propôs para se casar com ela.

Ela disse que não podia dar qualquer resposta sem ouvir o seu Senhor (Allah).

Depois ela prostrou-se e efectuou duas Rakas de Salah.

Numa revelação ao Muhammad ( ) Allah aprovou este casamento.

Diz-se que o profeta ( ) organizou uma festa tão grande (Walima) aquando do seu casamento com a Zainab ( ) como nunca tinha organizado para qualquer outra mulher.

O casamento da Zainab tinha certas particularidades que a distingue das outras esposas do profeta ( ).

Em primeiro, acabou com o velho costume de tratar o filho adoptivo como um filho real.

Segundo, acabou com a distinção entre os homens livres e os escravos em matéria social.

Terceiro, uma mensagem de Allah foi revelada para este casamento, e o sistema do Hijab (véu) foi introduzido.

Por causa destas particularidades a Zainab se sentia especial.

Dentre as esposas do profeta ( ) a Zainab ( ) era quem podia reivindicar paridade com Aicha.

Poucos Hadices foram citados por ela.

Somente onze Hadices lhe são atribuídos.

Umm Salama ( ) falou altamente das virtudes e boas qualidades da Zainab ( ).

Ela disse: «Zainab é uma mulher bonita e o profeta a freqüentava muitas vezes. Ela é uma mulher piedosa, observa o Siyam, empenha-se em Salat à noite e emprega toda a sua riqueza nos necessitados e pobres».

A Aicha ( ) disse: «Eu não vi uma mulher tão religiosa, piedosa, sincera, generosa, ou comprometida pelo prazer de Allah como a Zainab ( ). Ela tinha um temperamento liseiramente quente mas arrepende-se rapidamente disto».

Zainab ( ) morreu no ano 20 A.H. (Após Hijra) durante o califado de Umar Ibn Al-Khattab ( ) quando ela tinha 53 anos de idade.

Foi contado pela Aicha ( ) que quando a Zainab morreu, os pobres, e os órfãos de Madina estavam muito tristes e preocupados.

O Khalifa Umar ( ) foi quem dirigiu a sua oração fúnebre.

Ela foi sepultada no cemitério de Baqii.

A Sociedade Caritativa IQRAA

 

A Sociedade Caritativa IQRAA é uma organização com fins não lucrativos e que tem como objectivo a promoção de um melhor entendimento do mundo.

Ela está envolvida na área da educação, dando atenção particular aos estudos islâmicos, a língua árabe e a formação vocacional e técnica. Os estudos islâmicos são fundamentais para os muçulmanos no sentido de um melhor entendimento da sua religião e a língua árabe é a janela que dá acesso à riqueza dos princípios do Islame. A formação técnica e vocacional é essencial para o aperfeiçoamento da maioria dos trabalhadores muçulmanos não formados, dando-lhes possibilidade de melhorarem as suas condições de vida. Por outro lado, a sociedade dá oportunidade aos estudantes muçulmanos distinguidos e merecedores de continuar a sua formação em especializações escolhidas, de modo a permitir-lhes servir as suas comunidades quando completarem a sua formação.

 O trabalho de DAWA (pregação) recebe uma atenção especial por parte da sociedade e, neste domínio, ela apoia vários programas em colaboração com outras organizações semelhantes, conduzindo a um melhor entendimento do Islame dentre muçulmanos e não muçulmanos, com vista a formar DU’AT (pregadores) que sejam capazes de representar bem o Islame. O trabalho de DAWA é apoiado pela divulgação da literatura islâmica através de materiais fotográficos e audiovisuais. Na primeira linha, ao Alcurane Sagrado é dado uma especial atenção, no seu texto original e nas traduções do seu sentido em outras línguas.

 A sociedade associou-se a outras organizações para a reativação do papel da Mesquita como era conhecido no tempo do Profeta Muhammad (benção e paz com ele) como um centro de actividades dos muçulmanos. Isto inclui, entre outras coisas, a educação religiosa, discussão e resolução de assuntos sociais e celebração de ocasiões islâmicas. Outras instituições são encorajadas e apoiadas pela sociedade no intuito de desenvolverem as suas actividades dentro da Mesquita em vez de as manter independentes.

 A sociedade dá apoio a projectos que promovem as condições de vida dos muçulmanos, especialmente aos que intervêm na área da saúde.

 Adicionalmente, a sociedade desenvolve esforços em outras vertentes. Ela está a apoiar na edificação de um centro de informação sobre o mundo muçulmano em geral e a organização islâmica em particular; está a apoiar esforços que conduzam ao uso da tecnologia informática para o avanço do estudo da Xaria em vários domínios, entre outros.

 A Sociedade Caritativa IQRAA está a trabalhar em cooperação com muitas outras organizações no mundo visando os mesmos objectivos, que consistem na melhoria das condições de vida dos muçulmanos. A sociedade luta para aliviar esforços e a perda de muitos fundos necessários. Ela espera, assim, contribuir para a edificação de um mundo islâmico melhor.