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allah

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)

 



História do Islam 4

História do Islam 4

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HISTÓRIA DO ISLAM 4ª PARTE

 

Os Califas Bem Guiados 
(Khulafa Rashiddun)

No ano 632 (11Hégira), o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) exalou o último suspiro. Durante os vinte e três anos anteriores, ele tinha obtido êxito, num imenso esforço para formar uma religião e criar um Estado do nada, o qual, começando como uma pequena Cidade-Estado, terminou por açambarcar, no curto espaço de dez anos, a administração de toda a Península Arábica, junto com algumas partes do sul da Palestina e do Iraque. Fora isso, ele deixava uma comunidade, composta por várias centenas de milhares de adeptos, possuidores de plena fé e convicção em suas doutrinas, e capazes de continuar o trabalho que ele iniciara.

O sucesso temporal do Profeta do Islam estimulou alguns aventureiros, nos derradeiros anos da sua vida, a se intitularem profetas. Por vários meses, após a morte do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), a tarefa do seu sucessor, Abu Bakr, consistiu em suprimir esses impostores, que, encorajados pela morte do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), tinham conseguido aliciar algumas pessoas. 

No momento da morte do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), havia um estado de guerra com os Bizantinos, e outro quase igual com os Persas.

Relembraremos que um embaixador muçulmano havia sido assassinado, em território bizantino, e que ao invés de fazer as devidas reparações, o imperador não só havia rejeitado todas as opções, propostas pelo Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), como havia ordenado a intervenção militar, para proteger o assassino da expedição punitiva, enviada pelos muçulmanos. 

Quanto à Pérsia, já há alguns anos ocorriam escaramuças sangrentas, entre essa nação e os protetorados da Arábia; algumas das tribos que habitavam essas regiões tinham-se convertido ao Islam. Os atos de agressão e repressão, por parte dos persas, não poderiam ser deixados sem resposta, sem provocar complicações, em escala internacional.  

Deve-se ter em mente que os Impérios Bizantino e Sassânida constituíam, na época, os dois grandes poderes do mundo, enquanto que os árabes não possuíam nada que fosse invejável, sendo vistos, ainda, como um bando de nômades, destituídos de armamento militar e de recursos materiais.  

Com uma coragem e temeridade de espírito que nunca será suficientemente admirada, o Califa Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele) empreendeu uma guerra contra esses dois grandes poderes, ao mesmo tempo. No primeiro confronto, os muçulmanos ocuparam determinadas regiões da fronteira.  

Então, o califa enviou uma embaixada a Constantinopla, para tentar uma solução pacífica, o que foi em vão. A derrota do comandante em Cesaréia, entretanto, alarmou o imperador, e ele alistou novas tropas. 

Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele) julgou necessário transferir certos elementos do exército muçulmano da frente no Iraque (Império Persa), para a Síria.    

Em 634, uma nova vitória foi obtida, em Ajnadin, próximo a Jerusalém, seguida de perto por outra, em Pihl; como resultado delas, a Palestina foi definitivamente perdida por Bizâncio. O Califa Abu Bakr morreu nessa época, e seu sucessor, Umar (que Deus esteja satisfeito com ele), não teve outra alternativa, senão a de continuar essa tarefa.

 Não demorou muito e Damasco, e em seguida Êmeso (Hims), no norte da Síria, abriram os seus portões aos muçulmanos. Os fatos mostram que os povos dessas regiões receberam os muçulmanos, não como conquistadores e inimigos, mas como libertadores.  

Após a tomada de Êmeso, os esforços concentrados finais, do Imperador Heráclito, obrigaram os muçulmanos a evacuar a cidade e algumas outras regiões, com o propósito de melhor reagrupar e organizar as suas forças.

 Quando foi decidida a evacuação, o comandante muçulmano mandou que todos os tributos, recolhidos do povo daquela localidade, todos não-muçulmanos, lhe fossem devolvidos, uma vez que não cabia mais a cobrança de tributos, já que não era mais possível oferecer proteção àqueles súditos. Não é de surpreender, portanto, que os vencidos derramassem lágrimas, ao ver os seus melhores conquistadores serem obrigados a se retirar. De Goeje escreve que:  

"Na verdade, a disposição dos homens da Síria era muita favorável para com os árabes, e eles a mereciam, uma vez que a brandura com que trataram os vencidos contrastava fortemente com a tirania rígida, que lhes era infligida pelos senhores anteriores (bizantinos).''

 Logo após a sua retirada tática, os muçulmanos voltaram, com mais forças e popularidade. O destino da Pérsia não foi muito diferente. As primeiras incursões levaram à ocupação de Hira (atual Kufa) e de algumas outras localidades fortificadas. A partida de alguns destacamentos para a Síria criou uma calma momentânea.

 Porém poucos meses depois o conflito recomeçou, e a capital, Madain (Ctesiphon), foi facilmente ocupada. O Imperador Yazdgird pediu ajuda ao Imperador da China, ao rei do Turquestão e a outros príncipes vizinhos, mas a ajuda que recebeu não serviu às suas necessidades, e seus aliados também sofreram grandes perdas.

 Durante o tempo de Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) , os muçulmanos reinaram de Tripoli (Líbia) a Balkh (no Afeganistão) e da Armênia ao Sind e a Gujerae (na Índia), e sobre as nações que ficavam no seu caminho, tais como a Síria, o Iraque, o Irã, etc.    

Sob o seu sucessor, Uthman (que Deus esteja satisfeito com ele), eles tornaram-se senhores da Núbia, até aos arredores de Dongola, e também ocuparam uma parte da Andaluzia (Espanha); no Oriente, atravessaram o rio Oxus (Laihun) e tomaram alguns territórios dos chineses.  

As ilhas de Chipre, Rodes e Creta tomaram-se parte das terras do Islam; e até Constantinopla experimentou um primeiro ataque muçulmano. Pouco mais do que quinze anos haviam transcorrido, desde a morte do Profeta, quando a expansão muçulmana, no eixo Leste-Oeste, se estendeu do Atlântico até às costas do Pacífico, e foi ocupada uma área que era tão grande quanto o continente europeu inteiro.  

Nessa "conquista-relâmpago", o que é mais surpreendente é que em nenhum lugar os povos conquistados reclamavam. Isto também é comprovado pelo fato de que, no ano 656, quando os muçulmanos se viram divididos pela sua primeira guerra civil, não houve revoltas locais, e o imperador bizantino não pôde contar com nenhum dos seus súditos anteriores, tendo que se contentar com uma pequena indenização, que lhe foi prometida pelo cauteloso governador muçulmano da Síria, em troca da sua neutralidade.  

Seria um erro atribuir essa rápida expansão a qualquer causa isolada. O enfraquecimento dos Impérios Bizantino e Sassânida resultou dos conflitos mútuos, compensando a falta de equipamento bélico, organização e outros recursos materiais dos conquistadores árabes.  

Os muçulmanos não podiam se espalhar em massa, da China à Espanha, e não havia árabes suficientes para distribuir por todo esse vasto território. Já vimos que as causas originais dessas guerras foram políticas; não houve qualquer desejo de impor a religião pela força, ainda mais que a sua religião proibia, formalmente, sequer pensar nisso.  

A história também nos mostra que nessa época não foi sequer empregada qualquer compulsão, para converter os povos subjugados. A simplicidade e a racionalidade da sua doutrina religiosa, junto com o exemplo de vida prática dos muçulmanos, foi, sem dúvida, o que atraiu adeptos.  

A pilhagem ou os ganhos econômicos seriam motivos ainda mais pobres para explicar a velocidade das conquistas; por outro lado, a troca de senhores foi saudada, pelos vencidos, como uma mudança para melhor.

Os documentos administrativos contemporâneos, escritos em papiros, recentemente descobertos no Egito, atestam o fato de que os árabes tinham aliviado em muito a carga de tributos, no Egito, e parece certo que reformas idênticas foram introduzidas em todos os países conquistados.  

O custo da administração também foi bastante reduzido, em conseqüência, não apenas da frugalidade da vida dos árabes, mas também da honestidade dos administradores muçulmanos.  

Os despojos de guerra não pertencem, no Islam, aos soldados que os tomam, mas ao governo, e é este que, por fim, o distribui entre os componentes da expedição, em proporções fixadas por lei.

O Califa Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) ficava constantemente surpreso com a honestidade dos soldados e dos oficiais, que entregavam até pedras preciosas e outros objetos de valor, que poderiam ter sido facilmente escondidos.  

Podemos concluir esta parte, citando um documento contemporâneo cristão. Este se refere a uma carta de um bispo nestoriano, endereçada a um amigo dele, que foi preservada (Assemani, Bibl. Orient, 111, 2, p. 96): 

"Esses tayitas (árabes), a quem Deus concedeu a dominação, nestes nossos dias, também se tornaram nossos senhores; entretanto, eles não combatem a religião cristã de nenhum modo; pelo contrário, até protegem a nossa fé, respeitam os nossos sacerdotes e os nossos santos, e fazem doações às nossas igrejas e conventos."  

Após o assassinato do califa Uthman (que Deus esteja satisfeito com ele), o novo indicado ao califado foi ‘Ali (que Deus esteja satisfeito com ele) que era primo e genro do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), homem de grande sabedoria e muito piedoso, teve alguns problemas par normalizar a situação do Estado muçulmano, devido a morte do califa Uthman (que Deus esteja satisfeito com ele), mais com grande sabedoria soube contornar estes problemas e estabilizou o Estado muçulmano.

Numa manhã, quando Ali estava orando na mesquita, um fanático golpeou-o com uma espada envenenada, e no vigésimo dia do mês de Ramadan, ‘Ali (que Deus esteja satisfeito com ele) morreu, com ele termina o período dos Califas Probos (Khulafa Rashidun). 

Quando falamos em estado islâmico, estamos nos referindo ao período da história islâmica em que os princípios e as instruções do Islam foram totalmente aplicados em seu verdadeiro sentido. Esse período começa em 622 d.C, quando o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), estabeleceu o primeiro estado islâmico na cidade de Madina. 

Depois de sua morte, os quatro primeiros califas que se seguiram (Abu Bakr, Umar, Uthman e ‘Ali), aplicaram em sua totalidade todos aqueles princípios islâmicos. 

O período que se seguiu e que se estende até os dias atuais, podemos dizer que o sistema islâmico autêntico se modificou, transformando-se em monarquias, sem a participação popular na escolha de seus governantes, são sistemas hereditários, semelhantes aos tempos pré-islâmicos, baseados no sistema tribal e consangüíneo. O Islam não reconhece esses governos e sequer pode ser responsabilizado por eles.

Continua...