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allah

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)

 



História do Islam 8

História do Islam 8

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HISTÓRIA DO ISLAM 8ª PARTE

OS ALMOÁDAS

Nas montanhas do Atlas, Ibn Tumart iniciou um movimento religioso e, ao agrupar seus partidários contra os Almorávidas, organizou a luta armada para conseguir dominar o Maghrib.

Sob o comando de Abd al-Mumin, os Almôadas apoderaram-se de Marrakesh e estenderam seu domínio a toda a região berbere e andaluza. Abd al-Mumin proclamou-se califa, o que não fizeram os Almorávidas, de modo a reconstituir uma comunidade religiosa com grande organização política.

O califado desapareceu em meados do século XIII com o surgimento dos reinos de Túnis, Tlemcen e Fez. A derrota imposta pelos cristãos espanhóis sobre os Almôadas, na batalha de Las Navas de Tolosa (1212), acelerou o processo interno de desmembramento. 
No princípio do século XV, os cristãos atravessaram o estreito de Gibraltar. Os portugueses estabeleceram-se em Marrocos, e o exército do imperador Carlos V chegou a Túnis.

Ao mesmo tempo, ocorria uma retirada cristã no Oriente, em virtude da tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453, e sua posterior expansão pelos Balcãs.

Os Almoádas na Andaluzia

Os Almoádas eram um povo árabe que conquistou o controle  da Andaluzia dos Almorávidas, seu inimigo tradicional no norte da África, os Almoádas invadiram a península e reconstruíram pela segunda vez a unidade andaluza, tornando-a independente do Marrocos em 1170  d.C. 

Também  foram bem sucedidos em  suas tentativas de conter o avanço cristão, tiveram a maior vitória militar conta o rei de Castela, em Alarcos (1195d.C). Sob a dinastia Almoáda o comércio andaluz floresceu; Sevilha se tornou a capital do mundo islâmico ocidental.

No entanto, o fanatismo religioso e a intolerância incondicional alienou a população, além disso, Castela,   Navarra e Aragão se uniram contra os Almoádas, a quem eles derrotaram na batalha decisiva de Al Uqab em 1212 d.C., esta vitória garantiu aos cristãos passagem através do  rio Guadalquivir.

Pela terceira vez, em 1224 d.C, a Andaluzia uma vez mais sofreu uma fragmentação política em Taifas, isto frustrou qualquer tentativa de impedir o avanço cristão, as sucessivas conquistas feitas por Castela e Aragão reduziram a Espanha muçulmana aos domínios de Granada.

Como um estado vassalo de Castela, a dinastia nasrida de Granada administrou o reino por cerca de dois séculos e meio, embora sua importância política fosse pequena, no comércio e nas artes o califado de  Granada conquistou grande  prestígio. Finalmente,  em 1492  d.C.,  os reis católicos sitiaram a cidade de Granada,  cumprindo o último estágio da reconquista da   Espanha e pondo um fim ao governo muçulmano na península.

Continua...