PAGINA INICIAL
ASSOCIAÇÃO
PROFETA MUHAMMAD
A ORAÇÃO
HADICE
CHARIA
NOTICIAS
OS PROJETOS
OS OBJETIVOS
LIVROS GRÁTIS
LIVROS ONLINE
ARTIGOS DO SHEIKH YUNUS
MONOTEISMO
KHUTBA
O ALCORÃO
HISTÓRIA DO ALCORÃO
A BIBLIA E A DIVINDADE DE JESUS
O PROFETA JESUS
A IGNORÂNCIA
A FRAQUEZA DA FÉ
SERVOS DE ALLAH
OS PROFETAS
CONHEÇA O ISLAM
AS MULHERES NO ISLAM
NOSSA FÉ
QUEM É ALLAH
CONCEITO BÁSICO
Introdução
A Oração
Agradecer a Deus
Idolatria
Opressão (fitnah)
Características
Desejos e Paixões
Sabedoria
O Homem Sensato
As Raizes da Sabedoria
Displicência e Atenção
Seguir a Conjectura
Lealdade & Obediência
Determinação
Perseverança
As Boas Ações
Vantagens Pessoais
Fraternidade
Modestia e Arrogância
Perdão/Arrependimento
HAJJ
CONCEITO DA ORAÇÃO
CONCEITO DE ADORAÇÃO
SUNNAH E O MUSLIM
ISLAM UM CÓDIGO DE VIDA
AN' NUR ( A LUZ )
LIVROS DIVINOS
A FÉ DO MUSLIM
O QUE É JIHAD
JEJUM DE RAMADAN
PILARES DA FÉ
MARIA: NO ISLAM
SUPLICAS E LOUVORES
A CRENÇA NO PROFETAS
O SIGNIFICADO DE JUSTIÇA
MÉRITO DO MES DO RAJAB
A VIRTUDE DO BISMILLAH
OS PILARES DO ISLAM
JARDIM DOS VIRTUOSOS
PUREZA DO CORAÇÃO
FRATERNIDADE
FUNDAMENTALISMO
HORA DE SERMOS MUÇULMANOS
AL-BIDAH
OS 99 ATRIBUTOS A ALLAH
PORQUE SOU MUÇULMANO
NOBRE COMPANHEIROS DO PROFETA
ZAWAJ AL-MUT'A (CASAMENTO TEMPORÁRIO)
EID EL ADHA
LINK ACADÊMICO
APERFEÇOANDO O CARÁTER
CARACTERÍSTICAS DO MUÇULMANOS
OS ANJOS E SUAS FUNÇÕES
SAPIÊNCIA DIVINA
REGRAS MORAL NO ISLAM
ISLAM, UM CÓDIGO DE VIDA
O POVO DO LIVRO
VIDEO
DAWA
HISTÓRIA DO ISLAM
PERSONALIDADE ISLÂMICA
Galeria de Fotos
LIVRO DE VISITA
CONTATO
Translate this Page

Rating: 3.2/5 (821 votos)




ONLINE
2







Estatisticas do Site 

15/07/2013 

Contador de Visitas
  Hoje:895
  Total: 95.204
  Rank: 364
 
Contador Páginas Vistas
  Hoje: 1.135 pageviews
  Total: 223.439 pageview


allah

 http://www.inbrislam.com.br/


imagem

 

"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

imagem 

Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

imagem

" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

imagem

Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)

 



Perdão/Arrependimento

Perdão/Arrependimento

allah

PERDÃO E ARREPENDIMENTO

Existem pessoas que se pretendem destituídas de faltas ou erros. Elas tentam se mostrar como se nunca tivessem cometido um erro porque acham que isto os denigre e, portanto, os sujeita a alguns embaraços. De acordo com elas, a pessoa ideal seria a perfeita, que nunca comete faltas.

No entanto, isto não possível. O homem comete erros durante toda a sua vida porque ele é destituído perante Deus. Portanto, a intenção de nunca errar é infundada e, na verdade, não pode realizar-se nunca. De acordo com o Alcorão, os crentes também cometem suas faltas. Existe um ponto importante a esse respeito: é verdade que eles devem prestar atenção e se esforçarem para não cometer erros ou pecados, mas também é certo que eles não são capazes de lidar com isto. O Alcorão nos diz que o homem tem suas faltas e comete seus pecados para com Deus, conforme nos versículos abaixo:

"Se Deus tivesse castigado os homens pelo que cometeram, não teria deixado sobre a face da terra um só ser; porém, tolera-os até um término prefixado. E quando esse tempo expirar, certamente constatarão que Deus é Observador de Seus servos." (Alcorão 35:45)

De acordo com essa sentença alcorânica, Deus espera pelo pedido de perdão e pelo arrependimento. Ele sabe que o ser humano não é destituído de falta ou de pecado.

Este também é um dos aspectos mais importantes que diferenciam os crentes dos incrédulos. Estes tentam se mostrar aos outros como seres perfeitos, isentos de erros, no entanto, os crentes não têm tal pretensão. É claro que eles prestam uma grande atenção e se esforçam para evitar os erros e pecados contra Deus e contra Seus mandamentos. No entanto, o homem pode, algumas vezes, render-se aos desejos de sua alma e cometer pecados. Algumas vezes, não estando atento, ele pode fraquejar em obedecer a Deus. Mas, existe um ponto importante: se ele se arrepender de seus pecados diante de Deus, então seus pecados não terão mais importância. Quando lemos o Alcorão, percebemos que pedir perdão e arrepender-se diante de Deus, é um dado significante dos crentes, que dura por toda a suas vidas. No versículo transcrito abaixo, o arrependimento é um dos aspectos proeminentes dos crentes:

"Os arrependidos, os adoradores, os agradecidos, os viajantes (pela causa de Deus), os genuflexos e os prostrados são aqueles que recomendam o bem, proíbem o ilícito e se conservam dentro dos limites da lei de Deus. Anuncia aos fiéis as boas novas!" (Alcorão 9:112)

Com relação a isso, os conceitos de arrependimento e perdão devem ser considerados com muito cuidado. Pedir perdão a Deus é um ato de adoração importante para os crentes. O homem pede perdão a Deus durante todo o dia, por todos os pecados praticados, que tanto podem ser propositais como inconscientes. Além do mais, como ele pode pedir perdão para si, ele também pode pedir pelos ouros crentes, conforme mencionado no Alcorão. Em árabe, a palavra para "pedir perdão" é "istgfar", que significa "pedir Gafur em nome de Deus. (Gafur [G-F-R], em árabe quer dizer, cobrir, proteger, ocultar completamente, recobrir).

Conseqüentemente, pedir o perdão de Deus significa que o crente pede a Deus para ser salvo de seus pecados e busca refúgio na Misericórdia e Clemência de Deus. No Alcorão, os crentes oram dizendo:

"Ó Senhor nosso, ouvimos o pregoeiro que nos convoca à fé dizendo: Crede em vosso Senhor! e cremos.Ó Senhor nosso, perdoa as nossas faltas, redime-nos das nossas más ações e acolhe-nos entre os virtuosos." (Alcorão 3:193).

E a sentença de Deus em relação a isso é a seguinte:

"Estarei convosco se observardes a oração, pagardes o zakat, crerdes nos Meus mensageiros, socorrerde-los e emprestardes espontaneamente a Deus; absolverei as vossas faltas e vos introduzirei em jardins, abaixo dos quais correm os rios. Mas quem de vós pecar, depois disto, desviar-se-á da verdadeira senda." (Alcorão 5:12)

Conforme dito acima, pedir o perdão de Deus pode ser tanto pelos pecados conhecidos ou não, e, também, pelos pecados dos outros crentes. Esta também é a diferença mais importante entre o perdão e o arrependimento. Embora implorar pelo perdão seja um pedido comum entre os crentes, o arrependimento é a atitude concreta para o seu pecado particular. O arrependimento é a busca de refúgio em Deus para o seu pecado, jurando a Ele não repetir o mesmo pecado de novo e implorando pela ajuda de Deus a esse respeito. O significado exato dessas palavras é "retroceder". Portanto, o arrependimento indica a firme decisão de se afastar do pecado.

"A intenção por trás do arrependimento não deve ser a repetiçãodo mesmo pecado. Na verdade, Deus ordena "ó fiéis,voltai, sinceramente arrependidos, a Deus; é possível que o vosso Senhor absolva as vossas faltas e vos introduza em jardins, abaixo dos quais correm os rios ..." (Alcorão 66:8)

Além do mais, isto não quer dizer que a pessoa se arrependerá apenas uma vez. El pode arrepender-se pela primeira vez, e, então, esquecer-se e arrepender-se pelo mesmo pecado praticado num momento de desatenção. Contudo, ainda há a Misericórdia de Deus sobre ela. Por isso, ela pode arrepender-se mais uma vez e, mais uma vez, buscar refúgio n'Ele. A grande Misericórdia e Clemência de Deus sobre os homens são citadas no Alcorão, como se segue:

"Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misercórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E voltai, contritos, ao vosso Senhor, e submetei-vos a Ele, antes que vos açoite o castigo, subitamente, sem o perceberdes." (Alcorão 39:53-54)

Mas, existe uma coisa que Deus não aceita, que é o arrependimento dos insinceros quando a morte se aproxima, conforme mencionado nos versículos abaixo:

"A absolvição de Deus recai tão-somente sobre aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Deus absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo. A absolvição não alcançará aqueles que cometerem obscenidades até à hora da morte, mesmo que nessa hora alguém, dentre eles, diga: Agora me arrependo. E tampouco alcançará os que morrerem na incredulidade, pois para eles destinamos um doloroso castigo." (Alcorão 4:17-18)

O Alcorão nos dá um exemplo incisivo quanto ao "arrependimento de última hora". O Faraó seguiu Moisés e os crentes para matá-los, e termina arrependendo-se porque ele está sendo tragado pelo mar que havia sido afastado, como um milagre de Deus, para que Moisés e seu povo passasse. Conforme mencionado no Alcorão

"... estando a ponto de afogar-se, o Faraó disse: Creio agora que não há mais divindade além do Deus em que crêm os israelistas, e sou um dos submissos". (Alcorão 10:90).

No entanto, a resposta de Deus para ele foi "... Agora crês, ao passo que antes te havias rebelado e eras um dos corruptores.!" (Alcorão 10:91)

Considerando que o arrependimento é um tremendo ato de adoração e que tem grande relevância para a salvação do homem, ele jamais deve descuidar-se de sua importância. Uma pessoa pode ter cometido grandes pecados, pode ter-se desviado, ter-se rebelado contra Deus e não cumprido os Seus mandamentos. Mas, não obstante, Deus possui grande Misericórdia e Clemência e, portanto, o arrependimento sincero pode salvá-lo na vida futura. A Misericórdia de Deus, que chega com o arrependimento, é mostrada no Alcorão, conforme se segue:

"Quando te forem apresentados aqueles que crêem nos Nossos versículos, dize-lhes: Que a paz esteja convosco! Vosso Senhor impôs a Si mesmo a clemência, a fim de que aqueles dentre vós que, por ignorância, cometerem uma falta e logo se arrependerem e se encaminharem, venham a saber que Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo." (Alcorão 6:54)

Cabe ressaltar que Deus nos informa que até os incrédulos e hipócritas que lutaram contra Ele e Seu Mensageiro, serão perdoados, caso eles retornem a Deus arrependidos, sincera e verdadeiramente.

"Os hipócritas ocuparão o ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor algum, salvo aqueles que se arrependerem, se emendarem, se apegarem a Deus e consagrarem a sua religião a Ele; estes contar-se-ão, assim, entre os fiéis, e Deus lhes concederá uma magnífica recompensa." (Alcorão 4:145-146)

"Aqueles que ocultam as evidências e a Orientação que revelamos, depois de as havermos elucidado aos humanos, no Livro, serão malditos por Deus e pelos imprecadores, salvo os que se arrependeram, emendaram-se e declararam (a verdade); a estes absolveremos, porque somos o Remissório, o Misericordiosíssimo." (Alcorão 2:159-160)

Estes versículos de Deus indicam que o arrependimento é a chave para a salvação e que o homem deve retornar a Deus e nunca se desesperar por causa dos pecados cometidos. Mas, há uma questão importante a esse respeito: a interpretação e a prática erradas, com uma intenção que não corresponde à realidade, trará resultados desastrosos. A pessoa que, embora conhecendo os mandamentos de Deus, ainda assim permanece em pecado, não contará com o apreço de Deus, porque Ele não estima esta esta espécie de atitude pérfida. Essas pessoas são referidas como aquelas que "rejeitam a fé, depois de tê-la aceitado e, então, continuam o desafiando sua fé." Embora o arrependimento daqueles que, por ignorância ou por vontade, cometem pecados, seja aceito, o mesmo não se dará com aqueles que pecam deliberadamente e afirmam que são livres para praticar pecados. O seu arrependimento não será aceito. No Alcorão está dito que:

"quanto àqueles que descrerem, após terem acreditado, imbuindo-se de incredulidade, jamais lhes será aceito o arrependimento e serão os desviados." (Alcorão 3:90)

Aqui temos uma questão que deve ser cuidadosamente investigada: uma pessoa pode pecar por causa de sua ignorância ou porque se extraviou, mas arrepende-se e se comporta de acordo com os mandamentos de Deus. Esta pessoa é sincera e Deus pode perdoar seus pecados. No entanto, aquelas que pecam, mesmo conhecendo os mandamentos de Deus, pensando "serei perdoado de qualquer maneira", são, na verdade, enganadores. Por isso que o seu arrependimento não sincero e não pode ser aceito por Deus. Deve-se ressaltar que, tanto a prece pelo perdão como a do arrependimento exigem intenção sincera e honesta. E isto é mencionado no Alcorão: "Invocai vosso Senhor humílima e intimamente ... (Alcorão 7:55) e também se aplica ao perdão e ao arrependimento. Principalmente o remorso profundo e sincero é muito importante na hora do arrependimento. No Alcorão, o arrependimento de três muçulmanos que abandonaram o caminho de Deus, e, portanto, cometeram um grande pecado, é assim relatado:

"Sem dúvida que Deus absolveu o Profeta, os migrantes e os socorredores, que o seguiram na hora angustiosa em que os corações de alguns estavam prestes a fraquejar. Ele os absolveu, porque é para com eles Compassivo, Misericordiosíssimo. Também absolveu os três que se omitiram (na expedição a Tabuk), quando a terra, com toda a sua amplitude, lhes parecia estreita, e suas almas se constrangeram, e se compenetraram de que não tinham mais o amparo senão em Deus. E Ele os absolveu, a fim de que se arrependessem, porque Deus é Remissório, o Misericordiosíssimo." (Alcorão 9:117-118)

Pedir perdão a Deus e arrepender-se dos pecados são indicativos do serviço a Deus. O crente deve saber que ele não está isento de faltas e que deve evitar toda a espécie de erros e faltas.Além disso, não necessidade de se preocupar ou sentir pesar pelos pecados cometidos antes do arrependimento. O homem deve considerar que os mensageiros cometeram algumas faltas mas prosseguiram após o arrependimento sncero e a confiança no perdão de Deus. No Alcorão é dito que pedir perdão e arrepender-se são o melhor caminho para a salvação:

"Se não fosse pela graça de Deus e pela Sua Misericórdia para convosco, e Deus é Remissório, Prudentíssimo." (Alcorão 24:10)