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allah

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"Não é do propósito de Allah abandonar os crentes no estado em que vos econtrais, até que Ele separe o corrupto do benigno, nem tampouco de seu propósito é inteirar-vos, dos segredos do desconhecido; Allah escolhe, para isso, dentre os Seus mensageiros, quem Lhe apraz. Crede em Allah e em Seus mensageiros; se crerdes e temerdes, obtereis ilimitada recompensa". (Alcorão Sagrado: 3;179)

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Abu Huraira (R.A.A.) contou que o Mensageiro de Deus disse:
Deus é bom e não aceita nada que não seja bom, e Deus manda que os fiéis cumpram, assim como manda que façam os Seus Mensageiros, dizendo: Ó mensageiros, desfrutai de todas as dádivas e praticai o bem, porque sou sabedor de quanto fazeis. (23:51)  E Ele disse também: Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.' (2:172) O Profeta então disse: O homem viaja uma grande distância, desgrenhado e empoeirado (para a peregrinação, a Umra e por outras razões), alçando as mãos aos céus (e dizendo): Ó Senhor! Ó Senhor!' enquanto come o que é proibido, bebe o que é proibido, veste o que é proibido, e se sustenta por meios ilícitos. Como podem suas orações serem ouvidas?" (Muslim)

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" O Allah, eu sou Teu servo, filho de Teu servo e de Tua serva, minha fronte está em Tuas mãos. Teu comando está sobre mim, é justa Tua conclusão sobre mim. Eu peço-Te, por todos os nomes que a Ti pertencem pelos quais Tú es nomeado, ou pelos que Tú revelastes em Teu livro, ou por algum daqueles que Tú ensinaste a alguma de Tuas criaturas, ou tiveste preservado-o no ocultamento, faze que o Teu Sagrado Alcorão se torne a primavera do meu coração, a luz do meu peito, a partida da minha tristeza e da minha ansiedade".

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Abu Abdullah Al Numam Ibn Bachir (R.A.A.) contou que ouviu o Mensageiro de Deus dizer:
"O que é lícito esta claro e o que é ilícito esta claro. Entre os dois há assuntos duvidosos em relação aos quais as pessoas não sabem se são lícitos ou ilícitos. Quem os evita de modo a salvaguardar a sua religião e a sua honra, esta a salvo, enquanto quem se envolve com algum deles, pode estar praticando algo ilícito, como aquele que leva seus animais para pastar próximo às terras reservadas para pastagem dos animais do Rei, e que são vedadas para os animais de outros; ao fazê-lo, torna possível que algum dos seus animais invada essas terras. O fato é que todo rei tem uma reserva, e a reserva de Deus é tudo aquilo que Ele proibiu. Em verdade em cada corpo humano existe um coágulo, se for benéfico, todo o corpo será sadio, se for maléfico, todo o corpo será doentio. Em verdade este coágulo é o coração." ( Bukhari e Muslim)

 



Significado da palavra "Califa"

Significado da palavra "Califa"

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Significado da palavra "Califa"

A palavra "califa" é o termo em português para a palavra árabe "khalifa", que é uma abreviação de khalifatu rasulil-lah e que significa Sucessor do Mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (saw). O título "khalifatu rasulil-lah" foi usado pela primeira vez para Abu Bakr, que foi eleito o chefe da comunidade muçulmana, logo após a morte do Profeta.

A importância do Califado

A missão do Profeta Mohammad (saw), como a dos mensageiros de Deus que o antecederam, foi chamar as pessoas para a adoração e submissão a um Único e Verdeiro Deus. Na prática, submissão a Deus significa obedecer às Suas injunções, conforme estão no Alcorão e que estão exemplificadas na Sunnah (a prática do Profeta). Como sucessor do Profeta, o Califa era o chefe da comundiade muçulmana e sua responsabilidade primeira era continuar a senda do Profeta. Uma vez que a religião foi aperfeiçoada e que a porta da revelação divina foi fechada com a morte do Profeta, o califa deveria legislar de acordo com o Alcorão e a Sunnah. Ele era o governante dos muçulmanos mas não seu soberano, uma vez que a soberania pertence a Deus somente. Ele deveria ser obedecido na medida em que ele obedecesse a Deus. Ele era o responsável por criar e manter as condições sob as quais seria mais fácil para os muçulmanos viverem de acordo com os princípios islâmicos e verificar que a justiça fosse feita a todos, indistintamente. Abu Bakr, na época em que aceitou o califado, declarou sua posição nos seguintes termos:

"O fraco dentre vós, será o forte comigo, até que seus direitos tenham sido defendidos; e o forte dentre vós será o fraco comigo, até que, se for da vontade do Senhor, eu tenha tomado deles o que é devido. Obedeçei-me enquanto eu obedecer a Deus e a Seu Mensageiro. Quando eu desobedecê-lO e a Seu Profeta, então não me obedeçais."

Os Califas Probos (al-Khulafa-ur-Rashidun)

Os califas que verdadeiramente seguiram os passos do Profeta são chamados de "Califas Probos" (al-khulafa-ur-Rashidun, em árabe). Foram eles os primeiros quatro califas: Abu Bakr, Omar, Osman e 'Ali. Eles estavam entre os primeiros e mais próximos Companheiros do Profeta (saw). Eles viveram uma vida simples e justa e lutaram muito pela causa de Deus. A justiça praticada por eles era imparcial, eram amáveis e misericordiosos no trato com as pessoas e formavam uma unidade com o povo, o primeiro entre iguais. Depois destes quatro califas, os que se seguiram foram incorporando os hábitos de reis e imperadores e o verdadeiro espírito de igualdade entre governante e governado diminuiu consideravelmente na vida política dos muçulmanos.

Devemos entender muito claramente que a missão do Profeta Mohammad (saw) e, por consequência a dos califas probos, não foi uma reforma política, social ou econômica, embora tais reformas fossem um resultado lógico dos êxitos da missão, nem a unidade de uma nação e o estabelecimento de um império, embora a nação tivesse se unificado e grandes áreas ficaram sob uma única administração, nem a expansão de uma civilização ou cultura, embora muitas civilizações e culturas tenham se desenvolvido. A missão do Profeta foi levar a mensagem de Deus a todas as pessoas do mundo e convidá-las a se submeterem a Ele, e ele foi o primeiro dentre todos a se submeter.

O que dizer sobre o presente?

A responsabilidade primeira de um governo islâmico ainda é a mesma que era na época dos primeiros califas: legislar de acordo com o Alcorão e a Sunnah, envidar esforços positivos para criar e manter as condições sob as quais os muçulmanos possam viver uma vida islâmica, assegurar justiça rápida e imparcial para todos e empenhar-se por inteiro no caminho de Deus. Qualquer governo que se comprometa com esta política estará seguindo verdadeiramente a mensagem transmitida pelo Profeta (saw).